Homenageado com moção, coordenador do Univc anuncia clínica-escola com atendimentos gratuitos

6

Coordenador dos Cursos de Odontologia e de Farmácia do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), o professor Vlademir dos Santos Cazaroti aproveitou a participação na sessão ordinária desta semana da Câmara Municipal para alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. Ele foi homenageado com um Voto de Congratulação (Moção 056/2022), de autoria do vereador Carlinho Simião, aprovado por unanimidade.
Em rápido pronunciamento, Cazaroti relatou que tem 28 anos e é cirurgião dentista, com formação em Odontologia pela ESFA (Escola Superior São Francisco de Assis), de Santa Teresa (ES), e com especializações na área de saúde pública. Atualmente coordena as ações de saúde bucal na Prefeitura de Conceição da Barra.
Na questão acadêmica, ele aponta a necessidade de modernizar a formação e ampliar a prática. Para a população em geral, reforça que é preciso compreender que a saúde inicia pela boca. “Se a gente não tem bons hábitos bucais, saudáveis e diários, pode comprometer todo o sistema fisiológico e podem surgir novas doenças”, comentou.
Cazaroti ainda pontuou que o Curso de Odontologia do Univc está disponível para contribuir com o Município, realizando ações de promoção da saúde bucal, em especial a pacientes com necessidades especiais, que fazem uso de protéticos e a grupos que vivem em áreas mais remotas.
“Grande parte dos nossos acadêmicos é de São Mateus. Serão excelentes profissionais que atuarão no Município e terão muito a contribuir” – completou Cazaroti, colocando-se à disposição para palestras e participações em eventos sobre questões odontológicas.
O coordenador do Curso de Odontologia do Univc afirmou ainda que está em fase final de construção a clínica-escola. Nesse processo de formação prática dos acadêmicos, será possível oferecer tratamentos gratuitos para a população que necessita de assistência odontológica.
Autor do convite para a participação de Vlademir Cazaroti na sessão da Câmara, o vereador Carlinho Simião ressaltou que, se for necessário, pode contar com o apoio do Legislativo, “que está coeso, unido, pronto para ajudar”.
Primeira-secretária da Câmara, a vereadora Ciety Cerqueira elogiou o carisma e a juventude do coordenador de Odontologia, “com tanto amor ao próximo, colocando-se à disposição dos munícipes e das comunidades mais carentes”.
O presidente Paulo Fundão reforçou as manifestações dos colegas vereadores e colocou o Parlamento à disposição para futuras parcerias, com o Univc e o Executivo, em benefício da população mateense. “O Parlamento é isso também: é servir ao próximo”, frisou.

Comentários Facebook