Em julho, Santa Teresa recebe o Fecsta – Festival de Cinema

O Festival conta com performances, mostras, oficinas, palestras e shows - na tela, na rede e ao vivo!

21
A atriz e poetisa Elisa Lucinda faz um show poético onde fala de arte, cultura e recita seus poemas, na sexta (29)

De 28 a 30 de julho de 2022, acontece o 5° Fecsta – Festival de Cinema de Santa Teresa. O evento valoriza a arte, tradições locais e as manifestações populares. Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, palestras, show, poesia e o que mais a criatividade anunciar. Este ano o Festival será em plataforma on-line e presencial, na Praça da Cultura (Praça Duque de Caxias), no centro de Santa Teresa.

Além de homenageada, a atriz e poetisa Elisa Lucinda faz um show poético onde fala de arte, cultura e recita seus poemas, no na sexta (29). No sábado (30) a Drag Rita Von Hunty, fará a palestra “Educação para a Esperança”, às 20 horas.

Drag Rita Von Hunty, fará a palestra “Educação para a Esperança”

O Festival conta ainda com palestra de Sara Rocha sobre rodada de negócios/Pitch; performance teatral com Lilia Casotti; dança Cigana com Caliandra; concerto de flauta transversa e baixo acústico com Rubia de Moraes e Felipe Medeiros; e show da banda The Windows – Tributo ao The Doors.

 Também terá o lançamento do curta-metragem “O Manto”, com direção e roteiro de Luiza Lubiana, apresentação da banda de música e do grupo de dança do Circolo Trentino e muitas outras atrações.

O Fecsta exibirá 33 filmes, após criteriosa seleção entre os 700 títulos inscritos, vindos de 23 estados brasileiros. O Brasil inteiro estará conectado à exibição pelas plataformas do Festival e presencialmente na charmosa cidade de Santa Teresa.

Esse é um evento transversal, que envolve múltiplas linguagens artísticas e encerra a edição no palco com a intensa cantora e atriz Simone Mazzer com o show Férias em VídeoTap, logo após o anúncio dos filmes premiados.

O Fecsta é realizado pela Satírica Filmes Produções – aprovado nas Leis Federal de Incentivo à Cultura e de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo. O evento também conta com o patrocínio das empresas Banestes, Real Café e EDP e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Pousada Valle di Trento, Santa Teresa Convention & Visitors Bureau, Estúdio Gazeta (Rede Gazeta), Ufes e Cervejaria Teresense.

Passa na Praça que a Tela te Abraça

Ao longo dos três dias de festival, 33 curtas-metragens serão exibidos em cinco mostras competitivas:

Mostra “A Escola Vai ao Cinema” – destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa. Censura livre.

Mostra “Beija-Flor” – Obras com temáticas sociais. Para maiores de 12 anos.

Mostra “Frenética” – Filmes que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência. Para maiores de 16 anos.

Mostra “Augusto Ruschi” – Homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.

Mostra “Virginia Tamanini” – Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo, por diretores capixabas.

Premiação

Os troféus serão concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Capixaba (que além do troféu leva um prêmio em dinheiro); Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular e duas Menções Honrosas.

Arte Cinética

O artista Mauro Ferreira Tacchetto vai exibir seu relógio temático de 3m de altura x 2m de largura x 1m de profundidade. A engrenagem do relógio ao mover os ponteiros, move, também, simultaneamente, no painel frontal, miniaturas dos imigrantes italianos desempenhando funções cotidianas como fazer polenta, serrar madeira, fazer macarrão, peneirar café e bater pilão.

 Vídeo mapping

 Em mais uma experiência multissensorial exibiremos, ainda, em vídeo mapping, na parte frontal da igreja matriz, um show de imagens em movimento com elementos naturais e culturais do município acompanhados de trilha sonora, com trechos do magnífico Jaceguay Lins.

Oficinas de capacitação para o audiovisual

Câmera  e edição são temas de oficinas entre os dias 25 e 27 de julho para  alunos das escolas públicas de Santa Teresa e para a comunidade em geral. As oficinas são gratuitas, com profissionais da área e têm o objetivo de capacitar jovens de 14 a 29 anos para a realização audiovisual. No último dia, eles terão a oportunidade de apresentar seu trabalho numa exibição para todo o público do Fecsta.

Edital em Arte Instalação para o 6° FECSTA

Ano que vem a prévia do 6º Fecsta e será em alguma galeria do Estado com o tema “ÁGUA”. Convidamos a todos os artistas que trabalham com arte instalação a participarem com obras que tenham relação com o tema. As propostas devem ser lúdicas, sinestésicas e cinéticas.

As obras inscritas serão analisadas por um grupo de artistas e a selecionada será produzida pelo Fecsta. Quem tiver interesse em participar mande um e-mail para fecstasantateresa@gmail.com para se inteirar do assunto. Fiquem ligados!

Comentários Facebook