Bruno vai ao Sul para defender o empreendedorismo feminino e visita comunidade quilombola

O deputado estadual participa de agendas em Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, de amanhã a sexta-feira, que inclui ainda visita a escola, encontro com empresários e produtores rurais, além de participação em Feira e no Festival de Inverno

13

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) vai estar no Sul do Estado, de amanhã (15) a sexta (17), para uma extensa agenda nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, onde participará de atividades voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, além de fazer uma prestação de contas do seu mandato.

Em Cachoeiro, o deputado visita a Escola Liceu e concede entrevistas a rádios. Já em Guaçuí, Bruno participa da Feira de Negócios, uma agenda com os empresários da Associação Comercial, Agronegócio, Indústria e de Serviços de Guaçuí (Asisg), além de visita à Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares Córrego do Sabará e Adjacência (Aprafacosa).

Na agenda também consta a visita a uma comunidade quilombola de Guaçuí e participação na Feira e Festival de Inverno.

A ideia é ampliar a participação das mulheres no mercado de trabalho, a partir de uma parceria firmada com a gerente regional da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Flávia Cysne (PSB).

No Sul, o deputado tem firmado parcerias para realização de feiras de negócios, em eventos como os “Cafés com a Lis”, que são encontros com empreendedoras, além dos prêmios “Destaque Mulher Empreendedora”, que ocorreu em março, e “Conexão Digital”, realizado este mês, no município de Castelo. O objetivo é desenvolver a região.

Bruno destacou a importância dos pequenos empreendedores. “Os pequenos empreendedores precisam ter a liberdade para tocar o seu negócio, com acesso a crédito e com oportunidade de comercialização. Só assim construiremos um Estado mais justo, que gera emprego e distribuição de renda”, declarou o parlamentar.

Tabela. Fique ligado!

Confira um resumo das principais ações do mandato do deputado estadual Bruno Lamas

“Quando nós ajudamos o próximo, estamos plantando o bem para colhermos um mundo melhor no futuro”.
Bruno Lamas

MOBILIDADE URBANA

Fim de radares ocultos para multar motoristas
O deputado aprovou lei que substitui os radares ocultos, os chamados pardais, pelos instrumentos eletrônicos luminosos de medição de velocidade, conhecidos por radares luminosos.

É o fim da “indústria de multas”, que em vez de conscientizar está voltada para o lucro.

 IPVA: projeto garante parcelamento em seis vezes
Uma proposta do deputado amplia de quatro para seis o número de parcelas para pagamento do imposto. Ganham motorista, com menor impacto no bolso, e o governo, com a redução da inadimplência.

Desconto de 30% no IPVA e 80% nas multas a bons motoristas
O motorista capixaba que não cometeu infração de trânsito no período de um ano poderá ter desconto de 30% sobre o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de 80% sobre o valor de multas e infrações anteriores.

É que já tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 205/2022, de minha autoria, que regulamenta no Estado as regras para o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), o Cadastro de Bons Motoristas.

Deputado já é autor de lei que ampliou parcelas do IPVA de duas para quatro
De acordo com a legislação atual, o IPVA pode ser pago em cota única ou em quatro parcelas iguais e sucessivas.

Anteriormente, era possível dividir em apenas duas vezes; a mudança ocorreu com a Lei 10.570/2016, também de autoria de Bruno Lamas.

EDUCAÇÃO

Nova Escola Aristóbulo Barbosa Leão
A escola, que teve uma reforma iniciada em 2012 e foi demolida na gestão anterior, está sendo reerguida no bairro Laranjeiras e devolvida à população, após a fiscalização do deputado.

O novo prédio, que está sendo erguido numa área de 20 mil metros quadrados, sendo oito mil de área construída, terá: salas climatizadas, laboratórios de Química e Biologia, Física e Matemática, Informática, Centro de Idiomas, biblioteca com sala de catalogação e arquivo, sala de dança e um auditório para 250 pessoas.

Serão 20 salas de aulas e 2.400 alunos beneficiados nos três turnos. “Será a melhor edificação escolar do Espírito Santo”.

Tribuna Acadêmica, Comissão e frentes parlamentares
O deputado abriu as portas da Assembleia Legislativa para que os estudantes possam apresentar estudos e trabalhos relativos aos seus cursos, na Tribuna Acadêmica.

Bruno é o atual presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e também comanda as frentes parlamentares das Parcerias Público-Privadas e da Inovação e Tecnologia.

Passe estudantil
Agora, o estudante pode comprar quantos créditos quiser para recarregar o cartão do passe escolar. Acabou o valor mínimo para compra.

Para tornar mais efetiva a participação nas decisões políticas, o deputado se reúne com diretores de escolas para ouvir suas reivindicações.

PEC dos Pedagogos vira realidade
Bruno é autor da Emenda Constitucional 116, que garante ao pedagogo o direito de exercer duas cadeiras no Estado ou duas no município; ter um cargo estadual e outro no ensino municipal ou federal; ou, ainda, possuir um cargo municipal e outro federal.

Trata-se de uma decisão histórica que garante um salário maior, com o acúmulo de cargos aos profissionais que dispõem de carga horária, e abre mais oportunidade para os pedagogos em concursos públicos realizados no Estado. A expectativa é de que 1.500 sejam beneficiados.

SEGURANÇA PÚBLICA

Mais policiais nas ruas, concurso para delegado e reabertura de delegacias
Indicação do deputado dobra de 16 para 32 o número de policiais que atuam na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, responsável pelos crimes contra a vida no município.

Outra bandeira foi a reabertura das delegacias fechadas e concurso para 100 vagas de delegado ainda no primeiro semestre.

 Cerco Inteligente
O deputado fez indicação para que o governo instale o Cerco Tático Policial de Monitoramento ou o popular Cerco Eletrônico Inteligente para a Serra e demais áreas da Região Metropolitana, se estendendo no futuro para todo o Estado.

RESPEITO AOS IDOSOS

 Transporte Intermunicipal
Lei iniciada pelo deputado garante que idosos acima de 65 anos, deficientes e crianças até 6 anos não paguem mais passagem em ônibus intermunicipais.

Parcelamento do Imposto sobre Herança
O governo parcelou em até 12 vezes o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), o chamado Imposto sobre Herança, atendendo ao pedido do deputado.

 LUTA CONTRA O RACISMO

Mais negros em anúncios do governo
Lei do deputado garante 50%, ou seja, metade do espaço para populações negras e pardas nas publicidades oficiais do governo do Estado. É um importante instrumento no combate ao racismo.

DIREITOS HUMANOS

Atendimento em tempo integral a alunos com deficiência
Lei do deputado garante a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos da educação especial contemplados pelo ensino em tempo integral.

Com isso, mais de 15 mil pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, atendidas nas áreas de saúde, assistência social e educação, pelas 40 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e 35 Pestalozzis que atuam no Estado, vão poder manter os atendimentos.

É a garantia de que os alunos com deficiência intelectual vão chegar à faculdade ou cursar o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Mudança no regimento para barrar “sessões de vergonha”
Bruno protocolou na Assembleia Legislativa um projeto que proíbe votações de requerimentos que possam homenagear, exaltar ou celebrar: a violação dos direitos humanos, o nazismo, a ditadura, dentre outros temas.

O objetivo é evitar que as sessões especiais ou solenes tratem de temas que afrontem a democracia, a liberdade e os direitos humanos.

Pescadores ganham voz com criação de Frente
Os pescadores de todo o Estado ganharam uma voz na Assembleia Legislativa do Espírito Santo com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca, presidida pelo deputado.

Privatização de terminal pesqueiro de Vitória, pesca artesanal, marco regulatório da atividade, concurso público e exigências para licenciamento são alguns temas que ganharão destaque na Frente.

TRANSPARÊNCIA

Reajuste equivalente e mandato sem mordomias
O deputado é contra o aumento abusivo do salário de políticos. Defende percentual de reajuste salarial dos servidores igual ao do governador, vice, secretários e deputados estaduais.

Também não usa o carro oficial durante o recesso, nunca usou diárias e passagens aéreas.

Comentários Facebook