Após pedido de Bruno, Ponte de Jacaraípe, na Serra, é reaberta em tempo recorde

Deputado pediu rapidez ao DER, na segunda (9), para que interdição não prejudicasse moradores e o comércio local. Casagrande respondeu liberando o tráfego um dia antes do prazo previsto. Nova Abido Saadi será entregue ainda este ano

8
Bruno conversa com trabalhadores durante visita à obra da nova Avenida Abido Saadi, em Jacaraípe, na Serra: deputado teve pedido de antecipação da reabertura de ponte atendido pelo governador. Créditos. Assessoria parlamentar

Três dias depois do deputado estadual Bruno Lamas (PSB) ter visitado as obras e feito um pedido público ao  Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) para que a Ponte de Jacaraípe, na Serra, fosse reaberta o mais rápido possível, evitando prejuízos maiores aos comerciantes e moradores, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, na noite de ontem (12), em suas redes sociais, a liberação do trânsito no local.

Casagrande escreveu: “Ponte na Avenida Abido Saadi reaberta. Mais um passo nesta importante obra em Jacaraípe, na Serra.”

Acompanhado dos dizeres, Casagrande publicou uma foto da ponte sem interrupções no trânsito.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, João Pedro, a ponte está totalmente liberada nos dois sentidos e o tráfego de veículos no local aberto desde as 19h30 de ontem (12). A liberação ocorreu um dia antes do prazo previsto, amanhã (14).

A decisão garante o ir e vir de moradores e motoristas de Jacaraípe, Nova Almeida e bairros vizinhos, além de permitir uma economia no bolso do contribuinte, por conta do gasto com combustível.

Desde o início da semana, quem precisasse passar pela Avenida Abido Saadi, em Jacaraípe, tinha que fazer um longo desvio por conta das obras de reabilitação da via, na ES-010, que naquele momento estava ocorrendo na ponte sobre o rio Jacaraípe, na Praça Encontro das Águas. O desvio começava antes da praça e terminava pouco antes do Supermercado Casagrande.

A partir de hoje (13), o trânsito e as linhas de transporte coletivo que atendem a população da região estarão totalmente normalizados.

“Sabemos que as obras trazem transtornos. Meu papel, como deputado estadual, é fiscalizar para que um investimento de qualidade seja entregue ao cidadão capixaba. Por isso, tenho acompanhado de perto esta obra desde o seu início”, frisou Bruno.

De acordo com o parlamentar, o DER destacou que a interdição se fez necessária para a realização de serviços de troca de aparelhos de apoio estrutural. Macacos hidráulicos fizeram a suspensão da ponte para realização dos reparos.

“Fiquei muito feliz pelo fato do governador, por meio do DER, ter atendido o meu pedido porque ele facilita a vida das pessoas que circulam na região e mantém o comércio ativo. O DER disse que iria liberar o trânsito na ponte até sábado (14), mas pedi rapidez para que isso ocorresse antes. E a liberação ocorreu em tempo recorde”, relembrou Bruno, do pedido feito ainda na segunda (9).

Durante a visita à obra, naquela oportunidade, Bruno também lembrou que a Prefeitura da Serra se comprometeu em organizar o trânsito, com a participação efetiva da Guarda Municipal.

ACESSIBILIDADE

Bruno já tinha sido autor de outro pedido ao diretor-presidente do DER, Luiz Cesar Maretto, para que fosse apresentado um projeto com um estudo minucioso de calçada por calçada, trecho por trecho, com as soluções para passagens de nível, acessibilidade e até mesmo com possíveis mudanças em alguns giros de quadra. Os estudos com as mudanças ficaram prontos.

O deputado preside a Frente da Parceira Público-Privada na Assembleia Legislativa, que criou uma comissão, formada por entidades e membros da sociedade civil, para acompanhar o dia a dia da obra.

O objetivo é, além de garantir a boa execução dos serviços, reduzir ao máximo os impactos para os moradores.

Obra do governo do Estado, a nova Abido Saadi compreende 7,52 quilômetros entre o trevo de Manguinhos e a Praia de Capuba. Ela foi orçada em R$ 37,9 milhões e, após idas e vindas, está saindo do papel.

Executada pela empresa Cinco Estrelas, a pedido do DER, a previsão é de que a obra seja entregue ainda este ano, com nova drenagem, asfalto, sinalização e pontos de ônibus, além da duplicação, melhorias que trarão mais segurança para o morador e também para o motorista. A obra vai impactar em 14 bairros e na vida de mais de 70 mil pessoas.

“Estou vigilante e presente na obra. Teremos ainda este ano uma nova Abido Saadi, com a qualidade que o morador da Grande Jacaraípe merece”, garantiu Bruno.

Comentários Facebook