Cantor Carlinhos Rocha recebe Voto de Congratulação da Câmara

8
Homenageado pela Câmara, Carlinhos Rocha relatou momentos de sua carreira e consequente a projeção do nome do Município de São Mateus em nível nacional e internacional. | Créditos: Divulgação/CMSM

No democrático Pequeno Expediente das sessões ordinárias da Câmara Municipal, a música teve, mais uma vez, espaço para reconhecimento. O homenageado da vez foi o cantor Carlinhos Rocha, que, descontraído, relatou momentos de sua carreira e consequente projeção do nome do Município de São Mateus em nível nacional e internacional. Esse trabalho rendeu ao cantor, na sessão plenária desta terça-feira (10/05), uma Moção de Congratulação, proposta pelo vereador Carlinho Simião e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Carlinhos Rocha disse que começou a cantar aos sete anos de idade, e descobriu que ajudava na cura de uma gagueira. Entretanto passou a ser conhecido mesmo quando ingressou no Trio Chapahall’s, conduzido pelo saudoso Francisco Manoel (Chiko). Ele revelou que chegou a São Mateus em 1997, com 13 anos de idade, para cantar inicialmente no Musical Xamego, conduzido pelo conhecido Maninho. Após passar rapidamente por outros grupos, aconteceu a explosão no Chapahall’s.
O primeiro sucesso surgiu com uma fita K7 gravada em fundo de quintal, em 1999. A tal fita demo virou CD, ‘prensado’ numa gravadora em Teixeira de Freitas (BA). Apesar da qualidade questionável da gravação, ganhou o público do forró, e a banda Chapahall’s pegou a estrada para outros estados, em diferentes regiões.
Carlinhos Rocha adianta que, este ano, fará a 21ª e a 22ª turnê internacional, sempre para os Estados Unidos. Em junho, realiza mais uma edição da Turma do Modão, na Fazenda Santa Rita, Km 13 da BR-381, zona rural de São Mateus.
Antes de iniciar carreira-solo, Carlinhos Rocha formou dupla com Eder, assim que saíram do Chapahall’s, em 2009. A empreitada durou só dois anos. Desse período, disse que guarda uma mágoa profunda, por ter sido acionado na Justiça por se apresentar como ex-vocalista do Chapahall’s.
“Chapahall’s foi uma das maiores bandas de forró do Brasil”, comenta, ao explicar que, mesmo sem recursos, os mateenses tinham “muita garganta e muito público”.
Casado há quase 23 anos com Janiara Menelli, com quem tem três filhos, Carlinhos Rocha nasceu em Itamira, no atual Município de Ponto Belo, mas assume que tem boa pegada de sua história em São Mateus.

VEREADORES
Por essa trajetória, Carlinhos Rocha foi homenageado, e recebeu muitos elogios dos vereadores, que destacaram especialmente o seu perfil familiar. “Carlinhos é uma pessoa conhecida da minha família por muitos anos”, ressaltou o vereador Lailson da Aroeira.
Cristiano Balanga também destacou as letras das canções de Carlinhos Rocha e a projeção de São Mateus com o seu talento musical. “Não abandone São Mateus. Vá para o exterior, mas volte” – brincou.
Ciety Cerqueira enalteceu a valorização da família, mesmo com a carreira artística. “Suas músicas têm melodia, letra e história. Música perfeita é aquela que mexe com a sua alma, não com a sua cintura” – comentou, destacando sua ligação com os músicos do Trio Chapahall’s.
Carlinho Simião se lembrou de sua ligação com a Família Menelli, do patriarca Carlos (Caíca), e da grande alegria proporcionada pela Turma do Modão. “Todo mundo gosta de você”, afirmou.
Ciety e o presidente Paulo Fundão recomendaram a Carlinhos Rocha trocar a mágoa profunda pelo perdão. “Guardar mágoa, ódio, é como tomar veneno. Não guarde mágoa, não guarde ressentimentos… A nossa vida é um sopro” – recomendou Paulo Fundão, aplaudindo a carreira de sucesso de Carlinhos Rocha.

Comentários Facebook