São Mateus contra covid! Secretaria municipal de saúde vai colocar pontos de testagens na Praça da Rodoviária e na Capelinha de Guriri

8

Com o aumento do número de casos de Covid-19 em São Mateus, a Secretaria Municipal de Saúde se mobiliza para aumentar os pontos de testagem. A previsão é incluir nos próximos dias dois pontos de testagem na Cidade. Um será instalado na Praça Mesquita Neto, a Praça da Rodoviária, no Centro. E a outra em Guriri, em frente à Capelinha.

AUMENTO DE CASOS

Nos últimos dias o número de casos confirmados aumentou significativamente. Na última semana de dezembro de 2021, a média de casos confirmados estava na faixa dos 50, já na primeira semana de 2022, os casos confirmados passaram a casa dos 350. Vale lembrar que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município já realizam testes de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O Pronto Atendimento (US3), ao lado do SAAE, atende aos finais de semana e os testes rápidos ainda podem ser agendados pelo site da Secretaria de Estado de Saúde (SESA).

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, reforça que o Município vem adotando todas as medidas preventivas, como orientações à população, testagem rápida e vacinação. Desse modo, entende que o aumento de casos se deve a um relaxamento da própria população em relação aos cuidados com a transmissão e ao cumprimento dos protocolos sanitários.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Apesar dos novos casos confirmados, o Município tem detectado uma diminuição na quantidade de mortes nos últimos meses. Henrique atribui esse dado à vacinação da população, já que o paciente vacinado pode ter mais de tranquilidade, pois o imunizante impedirá o desenvolvimento de formas graves da doença. No entanto, quem não se vacinou ou não teve o complemento do esquema vacinal, deve estar alerta e buscar imediatamente os serviços de saúde.

O secretário destaca ainda que o Município tem se esforçado para cumprir as metas de vacinação estabelecidas pelo Governo do Estado. Ele lembra que São Mateus já imunizou 82,33% das pessoas adultas com o esquema vacinal completo (duas doses). A meta do Estado é de 80%. E, agora, se concentra na aplicação da primeira dose em 90% dos adolescentes com 12 anos ou mais (já alcançou 83,62%) e com a dose de reforço em 90% dos idosos com mais de 60 anos (já vacinou 78,92% nessa faixa etária com a terceira dose).

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, quando aparecer dois ou mais sintomas (de gripe ou Covid), a pessoa deve buscar o serviço de saúde mais próximo. Quando alguém da família testar positivo, a pessoa deve ser testada também.

Comentários Facebook