Motorista avança com SUV contra desfile de Natal em Wisconsin, nos EUA, e deixa 5 mortos e 40 feridos

Várias pessoas foram atropeladas na cidade de Waukesha, incluindo crianças. Uma 'pessoa de interesse' foi detida, e polícia ainda não disse se o incidente tem relação com terrorismo.

6
Imagem capturada em vídeo de transmissão de uma rede social mostra um SUV vermelho em alta velocidade invadindo desfile de Natal em Waukesha — Foto: Prefeitura da cidade de Waukesha via AFP

Um motorista invadiu um desfile de Natal em Waukesha, no estado de Wisconsin, com um veículo SUV em alta velocidade e atropelou dezenas de pessoas neste domingo (21) nos Estados Unidos, deixando 5 mortos e 40 feridos.

Entre os feridos há ao menos 12 crianças, segundo as agências de notícias internacionais. O hospital infantil de Wisconsin disse ter recebido 15 pacientes até as 20h, sem o registro de mortes até então.

Uma “pessoa de interesse” foi detida, e polícia ainda não disse se o incidente tem relação com terrorismo.

“Podemos confirmar que cinco pessoas morreram e 40 estão feridas. No entanto, esses números podem mudar à medida que coletamos mais informações”, disse a polícia do condado de Waukesha em um comunicado.

O atropelamento

Imagem capturada em vídeo de transmissão de uma rede social mostra um SUV vermelho em alta velocidade invadindo desfile de Natal em Waukesha — Foto: Prefeitura da cidade de Waukesha via AFP

Policiais afirmaram que o carro rompeu barricadas que cercavam o desfile anual na cidade de Waukesha, no subúrbio de Milwaukee, pouco depois das 16h30 (horário local, 19h30 em Brasília).

Imagens mostram pessoas assistindo ao desfile quando o SUV passa em alta velocidade (veja na imagem). O motorista avançou contra o desfile atrás de uma banda escolar.

“O SUV veio a toda velocidade. Então comecei a escutar pessoas gritando”, contou Belen Santamaria, de 39 anos, que estava assistindo ao desfile a partir da calçada.

Outro espectador, Angelito Tenorio, disse ter visto o SUV acelerando “e então escutamos um barulho alto e choros e gritos ensurdecedores de pessoas que foram atingidas”.

Grupo de dança atingido

Uma mulher disse a uma emissora local que o carro atingiu um grupo de dança de meninas entre nove e 15 anos de idade e contou que a primeira reação foi de silêncio, seguida de gritos, correria e ajuda aos feridos.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram pequenos grupos ao redor de meninas com pompons brancos espalhadas pelo chão.

“Havia pompons e sapatos e chocolate quente derramado por toda parte. Tive que ir de um corpo esmagado para o outro para encontrar minha filha”, relatou Corey Montiho a um jornal local. “Minha esposa e minhas duas filhas quase foram atingidas. Por favor, rezem por todos”.

SUV usado para atropelar pessoas em desfile de Natal de Waukesha, no Wisconsin, ficou com a frente amassada — Foto: Eric Dundt/AFP

Reação das autoridades

As escolas de Waukesha, uma cidade de 72 mil habitantes a cerca de 170 km ao norte de Chicago, permanecerão fechadas nesta segunda-feira (22), disse o chefe de polícia de Waukesha, Dan Thompson.

“O que ocorreu em Waukesha hoje é repugnante”, disse o procurador-geral Josh Kaul. “Tenho toda a confiança de que os responsáveis serão levados à Justiça”.

O governador de Wisconsin, Tony Evers, disse que ele e sua esposa estavam “rezando por Waukesha e por todas as crianças, famílias e membros da comunidade afetados por esse ato sem sentido”.

“A Casa Branca está monitorando de perto a situação em Waukesha, e nossos sentimentos estão com todos que foram impactados por esse terrível incidente”, disse a presidência dos EUA. “Contatamos autoridades estaduais e locais para oferecer qualquer apoio e assistência necessários”.

O desfile de Natal em Waukesha é realizado todos os anos no domingo antes do Dia de Ação de Graças, com patrocínio da Câmara de Comércio da cidade. A 59ª edição do evento tinha como tema “conforto e alegria”.

Com Informação: g1

Comentários Facebook