Outubro Rosa: Jeremias Reis se apresenta na programação da campanha na UBS de São João Batista em Cariacica

29

O Outubro Rosa continua com uma programação bem variada em Cariacica. Até show com o cantor mirim Jeremias Reis faz parte da agenda de eventos que marcam a campanha da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.

A apresentação de Jeremias, que foi vencedor do programa “The Voice Kids 2019”, acontece nesta quarta-feira (20), às 14 horas, na programação feita pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São João Batista em conjunto com a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olivino Rocha, onde será realizado o evento.

Jeremias vai participar junto com o Coral Som da Vida, Projeto da Rede Aica do qual ele faz parte. O cantor também vai fazer uma minipalestra motivacional para os estudantes.

A programação começa pela manhã, às 8 horas, com palestras “Evitando o câncer, como de mama e de útero”, “Alimentação Saudável”, “Enfrentando a Obesidade Infantil”, “Higiene Bucal” e “Higiene Pessoal”, além de ações como a pesagem do Bolsa Família, aferição de pressão e dosagem de glicemia.

Essa agenda se repete à tarde, para estudantes da escola e seus familiares. Tudo sem aglomeração!

Nas outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão oferecidos muitos serviços, exames, palestras e solicitação de procedimentos.

A campanha

O movimento Outubro Rosa, de conscientização para detecção precoce do câncer de mama, foi criado em 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

PROGRAMAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

UBS DE RIO MARINHO

20 de outubro

Período matutino: oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B, oferta de preventivo e mamografia, oferta de material educativo e informações durante a sala de espera de consultas.

UBS DE NOVA ROSA DA PENHA

Todo o mês de outubro
Busca ativa de pacientes para preventivo.

UBS DE ORIENTE

Sexta-feira (8)

9h: palestra com os temas “Alimentação Saudável”, “Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama”, solicitação e agendamento de mamografia para mulheres com 50 anos ou mais e preventivo.

UBS DE SOTELÂNDIA

19 de outubro

Horários matutino/vespertino: prevenção do câncer de mama e de câncer de colo de útero. Oferta de teste rápido de para HIV e sífilis e coleta de preventivo e mamografia.

UBS DE VALPARAÍSO

25 e 27 de outubro

8h às 18h: prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, com oferta de coleta de preventivo e mamografia.

UBS DE NOVA CANAÃ

19 de outubro

8h às 11h: aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, requisição de exames de rotina, requisição de mamografia, coleta de preventivo e teste rápido para HIV e sífilis.

UBS DE ALTO LAGE

Dia 22 de outubro

8h: entrega de brindes, roda de conversa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama, sobre alimentação e estilo de vida saudável e sobre tabagismo. Oferta de teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C, requisição de mamografia, oferta de preventivo e aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

UBS DE JARDIM AMÉRICA

22 e 29 de outubro

7h às 12h: oferta de coleta de preventivo e de exame de mamografia.

UBS DE JARDIM BOTÂNICO

19, 20, 22 e 27 de outubro

Períodos matutino e vespertino: roda de conversa sobre o tema “Tabagismo como fator de risco para câncer de mama e câncer do colo uterino”, testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis; oferta de coleta de preventivo e mamografia.

UBS DE ITAQUARI

Durante o mês

Atendimento exclusivo para as mulheres com reserva de 150 consultas de atendimento clínico, 120 consultas com os enfermeiros da unidade para coletar exame preventivo.

19 de outubro

13h30: palestra com a enfermeira Jovana Rodrigues, lanche, sorteio de brindes, limpeza de pele, no auditório da unidade.

25 de outubro

8h: caminhada do Outubro Rosa – ponto de encontro será na quadra da escola Oliveira Castro.

UBS DE FLEXAL II

25 de outubro

9h: palestra sobre câncer de mama e colo do útero, oferta de coleta de preventivo, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C, requisição de mamografia e brindes.

UBS DE CAMPO VERDE

20, 21 e 27 de outubro

Períodos matutino e vespertino: requisição de mamografia para as mulheres população-alvo e de risco; distribuição dos brindes com o tema; mutirão para coleta dos preventivos; palestras e exibição de vídeos educativos.

UBS DE CARIACICA-SEDE

Todo mês de outubro

Oferta de realização de coletas de preventivos, solicitação de pedidos de mamografia, ultrassonografia mamária, solicitação de exames de sangue, tratamentos, dentre outros.

UBS DE BAIRRO OPERÁRIO

25 de outubro

Oferta de coleta de preventivo, mamografia, palestra realização de teste rápido para ISTs e oferta do dia da beleza.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE IST/AIDS

19, 22 e 26 de outubro

Período matutino: oferta de coleta de preventivo e intensificação de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Comentários Facebook