Parceria entre município e colônia de pescadores garante a entrega de 350 registros de pescadores profissionais e artesanais em São Mateus

9

Em 29 de junho foi comemorado o Dia do Pescador, também Dia de São Pedro. E nesta sexta-feira (01), dois dias depois, a comunidade pesqueira de São Mateus foi presenteada com a entrega de cerca de 350 Registros de Pescadores Profissionais e Artesanais (RGP’s). O benefício só foi possível graças à parceria da Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal da Pesca, e a Colônia de Pescadores Z-13.

A cerimônia foi realizada na Casa Verde e contou com a presença do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, da presidente da Colônia Z-13, Catiele Rodrigues dos Santos, deputado federal Da Vitória, deputado estadual Marcelo Santos, secretária municipal da Pesca, Maria da Glória, chefe da Divisão de Pesca no Espírito Santo, Eduardo Couto, vereadores, pescadores de todas as regiões de São Mateus e líderes comunitários.

Daniel Santana, em cujo governo foi criada a Secretaria Municipal de Pesca, se colocou à disposição dos pescadores e anunciou que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Aquicultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, liberou a construção de um píer de 57 metros em São Mateus, atendendo reivindicação dos pescadores.

Da Vitória e Marcelo Santos lembraram as parcerias das Bancadas Estadual e Federal para os avanços do Setor no Estado. Maria da Glória e Catiele Rodrigues dos Santos classificam o dia como “histórico”.

O QUE É O REGISTRO

Com o Registro de Pescadores Profissionais e Artesanais (RGP), o pescador tem acesso a programas sociais do Governo, como microcrédito, assistência social e seguro desemprego. Além dos benefícios, quem pesca com frequência não corre o risco de ser impedido por órgãos de fiscalização locais, regionais e nacionais.

FÁBRICA DE CONFECÇÃO NA PERIFERIA

Pela manhã Daniel Santana, Da Vitória, Marcelo Santos e Comitiva visitaram a Fábrica de Confecções Borana, que é localizada no Bairro Aviação, localizada na região periférica de São Mateus e emprega cerca de 100 colaboradores. Recebidos pelo diretor-geral da empresa, Jorginho Aguiar, lá conheceram todo o processo de produção e até participaram de ginástica laboral com os funcionários.

Comentários Facebook