UniversidadES oferta 320 vagas de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

10

O crescimento da economia no Espírito Santo tem se refletido no aquecimento do mercado de trabalho. Empresas e grandes indústrias estão em busca de profissionais preparados para atuar em diversos setores e entre eles, o de tecnologia. Em atenção ao crescimento desta demanda, o Governo do Estado oferta 320 vagas de graduação em “Tecnologia em Sistemas para Internet” de forma gratuita na modalidade Ensino a Distância (EAD), por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

O edital foi lançado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e integra as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).  O curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), havendo encontros presenciais e virtuais realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

Para participar da seleção é necessário ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, uma das edições a partir de 2010. Esta, inclusive, é uma desta oferta, já que as anteriores deste curso eram restritas apenas a participantes de edições mais recentes do Enem.

Os interessados devem acessar o edital, bem como o link para inscrições, disponíveis no site www.universidades.es.gov.br (Menu Editais > Editais Abertos > Edital IFES 41/2022). As inscrições foram prorrogadas e seguem até a próxima segunda-feira (27).

O edital contempla oito polos da UnAC, nos municípios de: Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Piúma e Venda Nova do Imigrante. São 40 vagas para cada polo. O curso tem duração de três anos (2.010 horas).

Sobre a carreira

Concluído o curso, o profissional de Tecnologia em Sistemas para Internet estará habilitado ao desenvolvimento de sistemas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para Internet e intranet. O curso pretende contribuir para a formação de profissionais qualificados, aptos a atuarem na implementação, no desenvolvimento, na execução e na gestão de projetos norteados a sistemas para internet, com o uso de novas tecnologias, de competência técnica e de habilidades sistêmicas necessárias para a atuação proativa multidisciplinar, cidadã, crítica e inovadora. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial de um profissional da área é de R$ 5.623,98.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Com Informações: Assessoria de Comunicação da Sectides

Comentários Facebook