Espírito Santo é o estado mais rápido na abertura de empresas no Brasil

Os dados são do Governo Federal e apontam para um processo de desburocratização

19
Foto/Divulgação

O Espírito Santo conquistou o título de estado mais rápido para abertura de empresas no Brasil, neste mês de março. Os dados são do ranking nacional de tempo médio para a abertura de empresas da Rede Sim, do Governo Federal.

Em média, as novas empresas capixabas demoraram cerca de 1 dia e 11 horas para serem abertas. Dividem o pódio com o Espírito Santo, os estados de Goiás e Sergipe, ambos com 1 dia e 13 horas no tempo médio de abertura de empresas.

De acordo com o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Pedro Rigo, este resultado é fruto de um processo de desburocratização realizado por diversas partes. “Este é um dos caminhos para a melhoria do ambiente de negócios, tão importante, especialmente, neste momento em que o empreendedorismo tem se tornado uma alternativa de renda para tantos que perderam seus empregos durante a pandemia. Esse resultado é um trabalho de diversas instituições, como Sebrae, Prefeituras, através das Salas do Empreendedor, Agentes de Desenvolvimento e setores licenciadores e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e demais órgãos licenciadores, tão importantes para esta conquista”, destaca Rigo.

Os números deste levantamento retratam o bom desempenho do Espírito Santo no estímulo ao empreendedorismo. Há um ano, o estado ocupava a 12ª posição neste ranking e desde então, está avançando em seus processos para facilitar a vida do empreendedor.

 

Comentários Facebook