Apple Car: sete perguntas e respostas sobre o carro elétrico da maçã

Rumores apontam que carro autônomo da maçã seria desenvolvido em parceria com a Hyundai; marca sul-coreana afirmou que não há negociações

12
Tudo o que se sabe até agora sobre o Apple Car, futuro carro elétrico autônomo da Apple — Foto: Reprodução/CarsUK

A Apple está planejando o lançamento de um carro autônomo e elétrico em breve. Os rumores sobre o Apple Car, como seria chamado, ganharam força recentemente após revelações feitas por Ming-Chi Kuo, analista de mercado que adianta vários lançamentos da marca. Segundo ele, o veículo provavelmente será montado pela Hyundai e pode ser lançado já em 2025. Mas, em resposta recente ao relatório, a montadora afirmou que não há conversas com a Apple no momento. Confira a seguir tudo que já se sabe a respeito do carro smart da maçã.

O Apple Car será autônomo?

Ao que tudo indica, sim. Em uma reportagem da Reuters publicada em dezembro de 2020, fontes ligadas à Apple, que pediram anonimato, revelaram que a companhia está focada em produzir um carro elétrico que dirige sozinho. O Projeto Titan, como é chamado, está em pauta na empresa desde 2014, tendo sido abandonado e retomado algumas vezes desde então.

A ideia supostamente seria direcionar o carro para uso pessoal, diferentemente do rival Waymo — da a Alphabet Inc, empresa que engloba o Google —, que se destinaria ao serviço de táxi.

A fabricação será da própria Apple?

É muito provável que não. As fontes entrevistadas pela Reuters afirmaram que a ideia é ter um parceiro para construir os veículos. A maçã ficaria responsável apenas pelo sistema de direção autônoma, que, por sua vez, seria integrado a um carro fabricado por uma montadora tradicional.

Poucos dias depois da notícia da Reuters, no início de janeiro, o site coreano Korea Economic Daily afirmou que a Apple e a Hyundai estariam em negociações. A montadora chegou a confirmar a informação para a o CNBC, mas depois voltou atrás na declaração, retirando o nome da Apple de seu comunicado.

Hyundai E-GMP seria a base do Apple Car; independente da montadora, ideia da maçã é fornecer apenas o sistema de direção autônoma — Foto: Reprodução/Hyundai

Com Informações: TechTudo

Comentários Facebook