Pescadores de camarão da Bahia invadem o litoral norte capixaba

Os pescadores da Bahia que invadem o litoral capixaba, usam sofisticadas tecnologias para a captura do marisco, denuncia Associação de Pescadores de Conceição da Barra.

377
Foto: Divulgação

Em pleno período do defeso do camarão, pescadores da Bahia estão invadindo o litoral norte capixaba e promovendo a pesca ilegal do marisco. A denúncia é da Associação dos Pescadores de Conceição da Barra, no Norte do Estado do Espírito Santo.

De acordo com a denúncia que chegou à redação do Site do Jornal A Ilha, o período de defeso camarão que começou em 1º de dezembro e vai até 1º de março, está sendo respeitado pelos pescadores capixabas, o que não ocorre com os pescadores da Bahia.

Pior: o camarão pescado no litoral capixaba, depois de levado para a Bahia, acaba retornando ao comércio capixaba para comercialização. Enquanto os pescadores capixabas respeitam o período de defeso, o mesmo não acontece com os baianos.

Pelo menos 200 pescadores de camarão de Conceição da Barra dependem da pesca para sustentar suas famílias, conforme levantamento da reportagem e estas pessoas acabam passando dificuldades durante o período do defeso.

O caso, segundo a denúncia à redação do Site é que as autoridades que deveriam combater a pesca ilegal do camarão como o Ibama, foram acionadas, mas os baianos continuam invadindo o território capixaba. E o que chama mais atenção é que alguns destes pescadores da Bahia dispõe de técnicas privilegiadas para a captura do marisco.

TEXTO: HILMAR DE JESUS

 

 

Comentários Facebook