Avião transportando pacientes com Covid-19 sai de Manaus com destino a Vitória

Capital amazonense enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais. Na semana passada, ES colocou 30 leitos de UTI à disposição para receber pacientes.

33

Um voo transportando 18 pacientes com Covid-19 saiu de Manaus, capital do Amazonas, com direção a Vitória na tarde desta quinta-feira (21). Eles vão ocupar parte dos leitos disponibilizados pelo Governo do Espírito Santo ao Governo do Amazonas na última semana.

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Manaus às 14h15 (horário local) e deve chegar a Vitória por volta das 20h15. Os pacientes estão sendo acompanhados por profissionais de saúde durante o voo.

De acordo com a assessoria de imprensa do Aeroporto Eurico Aguiar Salles, em Vitória, há, ainda, previsão de chegada de um segundo voo vindo de Manaus. Neste caso, o pouso está previsto para a madrugada.

A capital amazonense enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais. A demanda pelo produto cresceu após o recorde de internações. A transferência de pacientes para outros estados é uma alternativa para desafogar a demanda na região.

No dia 14, o Espírito Santo liberou 30 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes do Amazonas. No dia seguinte, também foram disponibilizados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) para receber bebês prematuros.

Com esses 18 pacientes enviados, subiu para 179 o número de pacientes com Covid do Amazonas transferidos para outros estados. A meta do governo do Amazonas é transferir 235 pacientes.

Já receberam pacientes do Amazonas unidades hospitalares localizadas no Acre, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Goiás, Distrito Federal e Alagoas.

Com Informações: G1 ES

Comentários Facebook