Suplentes assumem vagas na Assembleia, mas correlação de forças se mantém inalterada

Eustáquio Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Marcos Madureira (Patri) são os novos deputados estaduais, que assumiram nesta segunda-feira (4), em substituição aos que se elegeram prefeitos.

45
Leonardo Duarte/Ales

Eustáquio Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Marcos Madureira (Patri) são os novos deputados estaduais, que assumiram nesta segunda-feira (4), em substituição aos que se elegeram prefeitos. Os parlamentares que assumem, mantém a base governista no Legislativo, com reduzida alteração na correlação de forças, que poderão ocorrer até as eleições federais de 2022.

Entram dois governistas, Freitas e Durão, e um terceiro, Madureira, afastado da política desde 1998, quando encerrou o terceiro mandato de deputado estadual, retornando nas últimas eleições. Político experiente, é sinalizado no mercado político como articulador, já tendo ocupado, inclusive, a presidência do Tribunal de Contas do Estado, em 2008/2009. Na solenidade de posse, ao contrário dos dois outros, preferiu não discursar.
No ato, conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Érick Musso (Republicanos), os três suplentes prestaram o compromisso regimental, prometendo defender e cumprir a Constituição e as leis estaduais, além de desempenhar fiel e lealmente o mandato confiado pelo povo capixaba.
Após esse ato, assinaram o documento relativo à posse e receberam a medalha Domingos Martins no grau de Grã-cruz, rito que faz parte da solenidade. O deputado Freitas já havia recebido a medalha quando assumiu, em 2019, vaga na Ales a partir da saída temporária do deputado Bruno Lamas (PSB) para assumir a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
“Quero agradecer a Deus a oportunidade de dar continuidade ao mandato. Estou feliz, estimulado e reafirmo meu compromisso com a governabilidade e com o nosso Espírito Santo”, garantiu Freitas (PSB). Durão também destacou a oportunidade de continuar sua caminhada na política. “Estou assumindo meu nono mandato, graças a Deus, sempre trabalhando com muita responsabilidade, lutando pelo desenvolvimento do Estado e atuando por aqueles que mais precisam. Essa é uma oportunidade de dar continuidade a esse esforço”, disse o parlamentar.
Freitas, Durão e Madureira assumem, respectivamente, em substituição aos deputados Euclério Sampaio (DEM), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), eleitos para as prefeituras de Cariacica, Barra de São Francisco e Vitória. Os mandatos dos novos deputados terão validade até 31 de janeiro de 2023, quando termina a atual legislatura.

Por conta das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia do novo coronavírus, a solenidade de posse contou com a presença de poucas pessoas em Plenário. O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, representou o Executivo.

Com informação: Século Diário

Comentários Facebook