Emoção e discurso de pacificação na nova Câmara de São Mateus

A nova Mesa Diretora tem como presidente Paulo Fundão (PP), vice-presidente Kácio Mendes (PSDB), Ciety (PT) 1ª secretária e 2º secretário Delermano Suim (PATRIOTA).

174

A posse do reeleito prefeito de São Mateus Daniel Santana Barbosa (PSDB) agora com o vice-prefeito Ailton Caffeu, dos vereadores e a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara teve momentos de emoção, pacificação nos discursos e uma certeza: Daniel terá, a princípio, o campo livre para tocar seus projetos para levar melhor qualidade de vida à população.

A sessão de pose ocorreu na noite desta sexta-feira (1º) no Cerimonial Tonete, no Bairro Sernamby. A composição da nova Mesa Diretora já havia sido divulgada com exclusividade pelo Site do Jornal A Ilha um dia antes da sua eleição. O nome do vereador Dilermano foi escolhido na hora da composição, indicado pelo vereador Robertinho (PSB), líder do bloco, o mais votado na eleição do dia 15 de novembro.

A eleição da Mesa Diretora agora presidida pelo advogado Paulo Fundão (PP) revelou que o prefeito tem praticamente 100% do apoio no Legislativo, até mesmo do vereador Carlinhos Simão (Podemos) que, no início da sessão solene de posse reclamou ter sido alijado do processo de formação da chama, nas que ao final se redimiu e disse que não fará oposição à administração e que estará firme na aprovação de projetos de interesse da população.

A nova Câmara revela ainda uma preocupação que não ocorreu no primeiro mandato de Daniel, a escolha do líder do Governo. Desta vez o prefeito ainda na sessão de sexta-feira (1º) anunciou Cristiano Balanga (PROS) como seu líder. E pelo entusiasmo como o presidente Paulo Fundão se dirigiu ao seu vice-presidente Kácio Mendes (PSDB) ao convidá-lo para compor a Mesa: “Meu grande vice-presidente”, deve se destacar o surgimento de nova liderança no Legislativo, de aliado do prefeito.

Outra constatação captada pela reportagem do Site do Jornal A Ilha foi a efusiva referência de Paulo Fundão ao ex-vereador e suplente do PT Francisco Amaro, aliado de primeira hora do prefeito. “O presidente referiu-se a Amaro como pessoa importante para que seu nome se firmasse como novo presidente do Legislativo mateense. Outro que também recebeu uma referência especial do novo presidente foi o ex-vereador Jailson Barbosa que pode vir a ser o Diretor da Câmara, muito embora o próprio não tenha confirmado essa possibilidade.

Daniel, em meio às comemorações pelo sucesso na condição do processo de eleição da Mesa Diretora já antecipou que vai aproveitar para recuperar o tempo perdido. Inclusive para os próximos dias pretende enviar à Câmara projeto para contratação de mais de 200 servidores para a área de saúde.

Já Paulo Fundão em seu discurso lembrou que sempre almejou um mandato na Câmara e emocionado falou do pai Teteu Fundão, quatro vezes vereador e da tia Yosana Fundão, também por duas vezes vereadora. Já falecidos.

Lembrou da importância da família nos momentos de decisão sobre a sua inclusão na via pública. “É na família que buscamos nossas forças e inspiração”, filosofou.

Paulo Fundão, a exemplo de outros vereadores, pregou a pacificação entre os poderes Executivo e Legislativo, o que não se viu na legislatura que se encerrou no último dia 31. Até mesmo o novo líder do Governo vereador Cristiano Balanga destacou que fará de tudo para ajudar na condução do que for melhor para a administração e para a cidade de São Mateus. “Sou baiano, mas adotei São Mateus como minha cidade do coração”, discursou lamentando que até hoje, depois de 22 anos residindo na cidade, onde constituiu família, ainda não foi contemplado com o título de Cidadão Mateense.

A NOVA CÃMARA DE VEREADORES

Robertinho PSB ELEITO 1400 2,43%
Ciety PT ELEITO 1214 2,11%
Paulo Fundão PP ELEITO 1078 1,87%
Isael PSL ELEITO 947 1,65%
Lailson da Aroeira SOLIDARIEDADE ELEITO 915 1,59%
Kacio Mendes PSDB ELEITO 855 1,49%
Cristiano Balanga PROS ELEITO 790 1,37%
Gilton Gomes Pia PSDB ELEITO 773 1,34%
Delermano Suim PATRIOTA ELEITO 709 1,23%
10º Carlinho Simião PODE ELEITO 658 1,14%
11º Adeci de Sena CIDADANIA ELEITO 573 1,00%

 

TEXTO E FOTOS: HILMAR DE JESUS  

 

Comentários Facebook