Governo do ES define valores do IPVA 2021

Imposto tem valor de 2% sobre o valor médio de mercado do veículo, conforme tabela divulgada pelo governo. Pagamento começa em abril e boletos não serão enviados para os endereços dos proprietários.

17
Governo do Espírito Santo divulgou os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) — Foto: Divulgação/Governo do ES

O Governo do Espírito Santo divulgou os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativo ao ano de 2021.

Para o cálculo do imposto, o governo usa o valor médio de mercado do veículo, considerando a marca, modelo, espécie e o ano de fabricação.

No Espírito Santo, o valor do IPVA para carros de passeio e utilitários é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus é de 1%.

Veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do pagamento do imposto. Não é necessário requerimento por parte do proprietário, porque o sistema calcula automaticamente a isenção.

Vencimento

Em 2021, a cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vencerá em abril. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados terá início no mês de março. O pagamento em cota única até a data do vencimento dá direito a 5% de desconto.

Os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas.

Boleto

Os boletos para pagamento não serão mais encaminhados para o endereço dos proprietários. Eles estarão disponíveis pela internet, a partir de janeiro.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deverá ser feita acessando o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O boleto pode ser pago em caixa eletrônico, no caixa convencional ou pelo internet banking e aplicativos de instituições financeiras.

Aplicativo

Além da opção de gerar o boleto e pagá-lo por meio do internet banking, o aplicativo “ES na Palma da Mão” permite emitir o documento de arrecadação ou capturar a linha digitável, que poderá ser copiada para qualquer aplicativo dos bancos credenciados para recolhimento do IPVA.

Com Informações: G1 ES

Comentários Facebook