BPMA aprende Guaiamuns durante abordagem em Linhares

21

Nesta quinta-feira (19), militares da 2ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prosseguiram pela ES 440, na estrada de acesso a Regência, Linhares, para verificar denúncia anônima sobre a possível captura e transporte irregular de guaiamuns, espécie cuja captura/cata está proibida no estado do ES, constando inclusive na lista de espécies ameaçadas.

Durante patrulhamento pela via, a equipe se deparou com um indivíduo com características idênticas as informadas na denúncia, solicitando, portanto, a parada deste, que tentou se evadir da abordagem, vindo a colidir na traseira de outra moto que vinha logo a sua frente.

A equipe do Corpo de Bombeiros realizou o atendimento de primeiros socorros no denunciado, de onde foi levado ao Hospital Geral de Linhares para tratamento médico, sendo que, logo após receber alta foi conduzido e apresentado na 16ª Delegacia de Linhares, juntamente com um saco grande contendo cinco dúzias de guaiamuns que transportava em sua moto, estando em desacordo com o art. 34 da lei Federal 9.605/98 concomitante com Decreto Nº 1.449-R DE 13 de junho de 2005 e a portaria MMA Nº 163 de 08 de junho de 2015.

Em ato contínuo, com autorização da autoridade competente, os animais foram novamente soltos pela guarnição em seu habitat natural.

Comentários Facebook