Capixabas poderão conferir mais de 5 mil peças de artesanato

31

Artesãos capixabas estarão reunidos na edição especial da ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, que começará nesta sexta-feira (06) e continuará até o sábado (14), na Praça do Papa.

O evento reunirá mais de 500 empreendedores, entre eles mais de 300 artesãos, nos 4000m² de área de exposição, que juntos irão expor mais de 5 mil produtos. A feira também contará com stand “Compre e Leve”, com produtos típicos e caseiros do agroturismo, que poderão ser adquiridos para consumo em casa.

A expectativa da organização é de que mais de 27 mil pessoas circulem durante os nove dias e que a feira injete mais de R$ 3 milhões na economia local. Quem passar pela ArteSanto poderá ver e adquirir peças de decoração, presentes, acessórios de diversas tipologias, entre elas pedras e vidros, metais, papeis reciclados, cerâmica, madeira, osso, couro, borracha, plástico, fibras naturais e produtos do mar.

O evento é realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e com o Sebrae-ES. Também tem apoio institucional da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), OCB e do Programa do Artesanato Brasileiro.

Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a ArteSanto vai acontecer seguindo todas as normas sanitárias estabelecidas na Portaria Nº 198-R, de 03 de outubro de 2020, da Secretaria da Saúde (Sesa), que normatiza as regras aplicadas em eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, sociais, entre outros.

“A retomada das feiras comerciais, neste momento, é de extrema importância para os empreendedores dos segmentos que atendemos, pois a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tirou a oportunidade desses donos de pequenos negócios de vender e apresentar os produtos. Esse momento, em que temos um protocolo sanitário que autoriza a reabertura das feiras, é de muita expectativa para esses empreendedores, tanto na comercialização e divulgação dos produtos quanto na sua autoestima de voltar a trabalhar e ter contato com o público, com toda segurança estabelecida”, afirmou o diretor técnico da Aderes.

Segundo a analista técnica do Sebrae/ES, Ana Paula Berquo, a retomada das atividades comerciais é essencial e de extrema importância para sustentação dos pequenos negócios. E a feira desempenhará um importante papel para a recuperação dos artesãos capixabas com as vendas presenciais, que estavam paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus.

“A expectativa é que sejam gerados grandes negócios e que a Artesanto possa ajudar, de fato, o segmento que foi muito prejudicado pela pandemia. Muitos artesãos capixabas têm no contato direto com o cliente a principal fonte de recursos, representando de 80% a 90% das vendas em feiras, eventos e pontos turísticos. Com o isolamento social, essa relação foi prejudicada. Tem artesão que não vende desde o mês de março. Portanto, a liberação do evento significa, além da retomada do setor, uma nova geração de renda para os artesãos”, relatou Ana Paula.

A abertura oficial do evento será às 16h desta sexta-feira (6). De segunda a sexta-feira, o evento estará aberto ao público, das 16h às 22h. Já aos sábados e domingo, das 10h às 22h. Todos os dias a feira abrirá 30 minutos antes, para atender pessoas do grupo de risco.

SERVIÇO:

ArteSanto 2020 – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Entrada gratuita
Quando:
de 6 a 14 de novembro
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira: 16h às 22h | Sábado e domingo: 10h às 22h

*Abertura todos os dias, 30 min antes para atendimento de pessoas do grupo de risco

ArteSanto em números:
– Mais de 5 mil peças;
– 503 empreendedores (Artesanato, Economia Solidária, Agricultura Familiar, Microempreendedor Individudal (MEI), além de micro e pequenas empresas.
– Produtos de mais de 15 tipologias: pedras e vidros, metais, papeis reciclados, cerâmica, madeira, osso, couro, borracha, plástico, fibras naturais, produtos do mar, entre outros;
– Expectativa de mais de 27 mil visitantes, segundo a organização da Feira.

Com Informações: ES Hoje

Comentários Facebook