Governo do Estado publica editais para obras de macrodrenagem na Grande Cobilândia

As galerias de macrodrenagem visam a minimizar os alagamentos causados pelas chuvas e beneficiarão cerca de 30 mil moradores do bairro Cobilândia.

21
 Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (23), a publicação de dois editais de macrodrenagem na Grande Cobilândia, em Vila Velha. Nesta etapa serão construídas três galerias de macrodrenagem, com um investimento total de R$ 15.607.854,45. As obras serão executadas por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

As galerias de macrodrenagem visam a minimizar os alagamentos causados pelas chuvas e beneficiarão cerca de 30 mil moradores do bairro Cobilândia. Além de funcionar como reservatório de acumulação, também têm a função de transportar as águas da chuva para as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP’s) Cobilândia e Marilândia, assim como as águas que acumulam na Avenida Carlos Lindemberg, impedindo o fluxo para Vitória e o Centro de Vila Velha.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou que já são seis editais publicados para intervenções em bairros de Vila velha e Cariacica dentro do programa de macrodrenagem.

“Até o momento são mais de R$ 200 milhões em editais publicados para podermos dar fluxo à água em Vila Velha. Sempre digo que as obras não acabam com os alagamentos, pois dependendo da quantidade de chuva que cai, em nenhum local do mundo fica sem alagar. Mas as obras vão dar fluxo à água, diminuindo os alagamentos. Queremos acabar com o sofrimento dos moradores. Estamos vencendo a fase de projeto e de licitação para que possamos dar a ordem de serviço daqui a alguns dias”, apontou o governador.

As licitações para as obras serão na modalidade de concorrência e as empresas interessadas poderão entregar suas propostas até às 13h30 do dia 24 de novembro. A abertura dos envelopes será realizada às 14 horas do dia 24 do mesmo mês (Galeria Fluviópolis-Marilândia); e até às 10h30 do dia 24 de novembro, com a abertura dos envelopes às 11 horas do dia 24 do mesmo mês (Galeria Avenida Primeira/João Francisco Gonçalves e galeria Pedro Gonçalves Laranja). O edital completo estará disponível no site www.sedurb.es.gov.br, no menu Licitações.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, explicou a finalidade das intervenções: “Os alagamentos provocados pelas chuvas nessas regiões causam frequentes prejuízos aos moradores e comerciantes, além de restringirem a mobilidade urbana. As obras de macrodrenagem possibilitarão que a água escoe em maior velocidade, minimizando os impactos das chuvas”, afirmou.

Macrodrenagem

As galerias serão executadas nas Avenidas Pedro Gonçalves Laranja, João Francisco Gonçalves e Avenida Primeira, e terão extensões de 950 metros e 2,5m x 1,5m, a Galeria Avenida Primeira/João Francisco Gonçalves e 570 metros de extensão e 3,0m x 2,0m a Galeria Pedro Gonçalves Laranja. Já a galeria nas Ruas Fluviópolis e Brasilândia, terá a extensão de 500 metros, com seção dupla nas dimensões de 3,0 m x 2,0 m. As obras serão executadas em três meses.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo

 

Comentários Facebook