Governo do ES permite retomada dos ensinos fundamental e médio a partir de outubro

Determinações valem para os municípios capixabas em risco baixo para a Covid-19. Ensinos fundamental e médio podem retomar aulas presenciais nos dias 5 e 13, respectivamente.

36

O Governo do Espírito Santo vai retirar as restrições para a educação fundamental nas redes particulares de ensino a partir do dia 5 de outubro. Com relação às redes municipais e estadual, as atividades presenciais nas escolas de ensino fundamental e médio serão retomadas no dia 13 de outubro.

A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (25).

Governo do ES permite retomada dos ensinos fundamental e médio a partir de outubro — Foto: Divulgação/Governo do ES

A decisão vale para os 75 municípios capixabas que estão em risco baixo para a contaminação pela Covid-19. Os municípios de Montanha, Piúma e São José do Calçado, que estão em risco moderado para a Covid-19, continuarão com o ensino de forma remota.

O governador enfatizou que estudantes que não se sentirem seguros para voltar às aulas ou que sejam do grupo de risco terão o direito de continuar com as atividades remotas.

Na próxima terça (29) será divulgado o protocolo para que as atividades nas escolas possam ser retomadas, orientando por exemplo o uso de álcool em gel, o distanciamento social e a quantidade de alunos por escola.

“Não estamos determinando o retorno, estamos retirando as restrições. Se a rede particular ou as redes municipais quiserem voltar, podem voltar. Se definirem o retorno, o protocolo já estará anunciado, com semanas alternadas, grupos diferenciados, para diminuir o número de pessoas e alunos nas escolas”, declarou o governador.

Questionado a respeito do aumento do movimento no transporte público por causa do retorno às aulas, Casagrande disse que o número de alunos que retornará com o uso do transporte público na Grande Vitória é pequeno se comparado ao total de usuários diários do sistema Transcol.

“Temos em época de normalidade 20 mil alunos que usam transporte público por dia na Grande Vitória. Hoje, temos 350 mil passageiros. Antes da pandemia, mais de 600 mil passageiros utilizavam o transporte público. Hoje, estamos com 90% da frota operando, a partir do dia 5 será 100% da frota. Como as aulas serão alternadas, serão cerca de 10 mil alunos voltando para atividades presenciais. Em comparação com o total de passageiros, é um número pequeno. São metade dos alunos, porque as semanas são alternadas”, explicou.

Sala de aula no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Sedu

Com Informações: G1 ES

Comentários Facebook