ICEPi apresenta novo projeto de qualificação da rede de atenção hospitalar capixaba

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) está ofertando 13 bolsas para enfermeiros, por meio do Edital Nº 016/2020 e mais 20 bolsas para médicos, pelo Edital Nº 017/2020. 

15
FOTO: Divulgação/Sesa

Com o intuito de implantar na rede de atenção hospitalar do Espírito Santo um novo modelo assistencial, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) publicou, no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (22), o edital para formação profissional de enfermeiros e médicos hospitalistas.

O novo modelo, denominado “Medicina Hospitalar”, ganhou força no Brasil em 2007, com a criação da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) e visa a melhorias na qualidade assistencial dos pacientes hospitalizados.

“Estamos apostando muito na migração para o modelo assistencial da Medicina Hospitalar. Temos hoje um cuidado vertical, fragmentado nos hospitais. Queremos um cuidado integrado, centrado na pessoa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que salientou também que a Sesa coordena e dirige atividades de assistência à saúde e prestação de serviços na área médica e hospitalar em todo o Estado.

Por meio do Projeto de Qualificação da Rede de Atenção Hospitalar, desenvolvido pelo ICEPi, em parceria com a SOBRAMH, o Estado iniciará a formação de especialistas concomitante à implantação do modelo, após diagnóstico dos hospitais participantes, visando à qualificação dos profissionais de saúde no cuidado clínico de pacientes hospitalizados e à coordenação de equipes multidisciplinares.

Sobre as vagas

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) está ofertando 13 bolsas para enfermeiros, por meio do Edital Nº 016/2020 e mais 20 bolsas para médicos, pelo Edital Nº 017/2020.

Os profissionais concorrerão à vaga na pós-graduação, na modalidade aperfeiçoamento em serviço, em “Medicina e Enfermagem Hospitalar”, no Projeto de Qualificação da Rede de Atenção Hospitalar, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH).

Além disso, eles terão formação teórica e atividades em práticas assistenciais a serem desenvolvidas por 24 meses, com métodos desenvolvidos em medicina hospitalar e a participação de profissionais da SOBRAMH, que ficarão responsáveis pela preceptoria do projeto.

“É um projeto que visa, principalmente, à qualificação dos nossos profissionais e à gestão da clínica no âmbito hospitalar, com excelência no atendimento e melhoria dos indicadores assistencias no cuidado clínico dos pacientes hospitalizados. A Sociedade de Medicina Hospitalar vem agregar com os conhecimentos desenvolvidos no Projeto de qualificação da rede de atenção hospitalar”, explicou Fabiano Ribeiro dos Santos, diretor do ICEPi.

Para esta primeira divulgação do Projeto, foram selecionados quatro hospitais estaduais para atuação dos profissionais. Serão eles: Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina; Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória; Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra, e, Hospital Estadual de Vila Velha.

A inscrição para o processo seletivo será realizada pela internet, em formulário eletrônico disponível no site https://saude.es.gov.br/icepi até as 23 horas do próximo dia 30 de setembro, observando o fuso-horário de Brasília/DF.

Editais abertos no ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) também está com edital para processo seletivo simplificado destinado a enfermeiros para atuação como Enfermeiro Regulador no Núcleo Interno de Regulação Hospitalar (Nir), por meio do Edital Nº 018/2020.

As inscrições começaram nesta terça-feira (22) e vão até o próximo dia 28 de setembro. Serão ofertadas seis vagas para profissionais graduados em enfermagem, para atuação de 40 horas semanais. Para mais informações sobre pré-requisitos, atribuições e inscrições, acesse https://saude.es.gov.br/icepi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa

 

Comentários Facebook