Procon de Vila Velha registra recorde de reclamações sobre vendas

Número de denúncias aumentou durante a pandemia, de acordo com levantamento feito pelo órgão

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Não foram apenas as compras pela internet que tiveram um aumento recorde de reclamações, durante a pandemia. O Procon de Vila Velha registrou uma elevação histórica no número de denúncias de compras físicas em comparação com os primeiros oito meses do período entre 2017 e 2020

Em 2017, por exemplo, foram registradas 782 reclamações referentes a vendas físicas. Esse número passou para 901 em 2018 e para 1.193 no ano seguinte. Até 14 de setembro de 2020, foram feitas 1.083 denúncias nesta categoria.

Já sobre compras pela internet, o ano marcado pela pandemia do novo Coronavírus, mesmo sem chegar ao fim, já registra número histórico de reclamações no Procon de Vila Velha: foram 3.535, superior aos 3.251 registros feitos durante os 12 meses de 2019; aos 2.514 em 2018 e aos 1.770 de 2017.

“Os dados extraídos da plataforma consumidor.gov.br reforçam o aumento das demandas sobre Direito do Consumidor em 2020. Esse incremento ocorreu em maior proporção nas vendas virtuais, durante a pandemia. O Procon de Vila Velha segue monitorando, e, quando necessário, notificando as empresas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida.

Plataforma

Durante a pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Vila Velha aderiu à plataforma do Governo Federal consumidor.gov.br.

Outros canais de denúncia

Em Vila Velha, os consumidores também podem denunciar ou buscar mais informações por meio do Whatsapp (27) 98823-7864 ou pelo telefone: 3388-4347.

TEXTO: Érico Miranda – Assessor de imprensa da Prefeitura de Vila Velha/Subsecretaria Municipal de Comunicação/Secom

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