Painéis, videoclipes e showcases na programação do Formemus 2020

22

A terceira edição do Formemus, conferência que promove debates sobre o segmento musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, está confirmada para acontecer entre os dias 7 e 9 de agosto. Por conta das mudanças ocasionadas pela pandemia, neste ano, a programação será 100% on-line envolvendo painéis, showscases e mostra de videoclipes.

A lista de atividades e convidados do evento traz em destaque nomes como Gustavo Anitelli, compositor e diretor de O Teatro Mágico, o produtor do The Voice Brasil, Torcuato Mariano, o desenvolvedor de games Walter Machado e Fabiana Batistela, da Semana Internacional de Música.

São mais de 30 profissionais do segmento musical participando de debates, compartilhando experiências e trajetórias.

As inscrições são gratuitas, mas os produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo também abriram espaço para contribuições monetárias, que serão encaminhadas para profissionais do setor musical, muito afetados pela pandemia.

Ao contribuir, o participante concorre ao sorteio de 2 violões. Para se inscrever, basta acessar www.formemus.com.br.

Apresentação de Showcases

Para os Showcases foram selecionadas 8 bandas de todo o Brasil, mostrando a diversidade da música brasileira, além de representatividade, com participação de mulheres, negros e LGBT+.

As inscrições ficaram abertas por quase dois meses e foram 218 inscritos de todo país, além da Argentina. A princípio, o evento iria selecionar 6 bandas, mas devido ao grande número de inscritos, decidiu selecionar 8. A curadoria foi realizada por 9 especialistas convidados, entre músicos, radialistas e produtores culturais, são eles: Amanda Covre, Duana Peixoto, Igor Comério, Tarso Brennand, Tereza Dantas, Victória Dessaune, Yasmin Piovezan, além dos diretores Simone Marçal e Daniel Morelo. Foram selecionadas duas bandas do RJ, duas de SP, duas do ES, uma do Pará e uma de MG.

Para Daniel Morelo, um dos organizadores do evento, os escolhidos representam um recorte bem diversificado do poder sonoro da música brasileira. Compositores, instrumentistas e propostas de apresentações esteticamente diferentes, mas todas elas com identidade, vozes e sons de qualidade.

Simone Marçal, também idealizadora da conferência musical, complementa: “A diversidade dos estilos musicais é muito importante. Com tantos inscritos, percebemos uma riqueza fantástica de artistas incríveis em todo o país. A música abre espaço para a liberdade e isso está retratado em cada artista selecionado. O Formemus chegou em todos os cantos do nosso país, tão rico em cultura, identidade e regionalidade”.

Confira a programação completa do Formemus 2020

7 de agosto (Sexta-feira):

13h35 – Abertura

13h45 – Painel “Trilha Sonora e o Mercado Independente de Games” com Walter Machado (Ubermosh / Swarmride Omega AccrO / WarpZone Drifter) e Thiago Adamo (Game Audio Academy / Game Audio Sounds). O conteúdo do painel passará por temas como rotina de trabalho, equipamentos, autodidata versus estudo formal, DAW e VSTs, bloqueio artístico, influências, trabalhos complexos, SFX procedural, áudio dinâmico, o mercado nacional e internacional e o futuro da profissão.

15h15 – Mostra de Videoclipes – Bloco 1
O Bando & Jupy (@obandoejupy) – “Mudez” – Direção: Gabriela Gaia Meirelles – RJ
Elana Dara (@elanadara) – “Ninguém dá certo comigo” – Direção: Fernando Moraes – SP
Adikto ft. Leoni MC (@profadikto) – “Vingadores” – Direção: Lucas Araújo – ES
Vitrola Baiana (@vitrolabaiana) – “Ouro pouco” – Direção: Silvonei Filho, Marcelo Costa e Guga Barbosa – BA
Parafuso Silvestre (@parafuso_silvestre) – “Desdentado” – Direção: Lara Koer – SC
Oxe (@oxeoficial) – “Mais Solto” – Direção: Hugo OXE e Boson Post (Luiz Nunes e Dudu Brandão) – AL

15h45 – Painel “Indústria da Música Pós-Pandemia – Seria o futuro híbrido?” com Fabiana Batistela (SIM SP),Cris Falcão (Ingrooves Brasil), Ivanna Tolotti (Tum Cult), Andreza Portella (FIG – Festival de Inverno de Garanhuns), Manno Góes (UBC)e Leo Moraes (A Autêntica). A incerteza dos prazos para o retorno da normalidade ainda coloca toda a organização em torno de eventos e espaços musicais ao vivo em cheque. Após seis meses de pandemia, como o mercado musical dos organizadores públicos e privados de evento enxergam o futuro desse mercado? Este é o tema central do debate.

17h45 – Mostra de Videoclipes – Bloco 2
Carnawood (@carnawood) – “Raiz” – Direção: Chico Rasta – PI
Karola Nunes (@karola_nunes) – “Tá vendo seu moço?” – Direção: Juliana Segovia – MT
Cainã e a Vizinhança do Espelho (@a.vizinhanca) – “Cidadão de Bem” – Direção: Cainã Morellato – ES
Luana Flores (@luanafloresdj) – “Guerreira de Lança” – Direção: Ana Moraes – PB
PTK (@ptkmc) – “Diferenciado” – Direção: Amon e Jeffão – ES
Kikito ft. Malu Guedelha (@kikitokikito_) – “Retina” – Direção: Adrianna Oliveira – PA

18h15 – Painel “O Potencial de Consumo da Música Brasileira no Youtube e o Boom de Distribuição na Pandemia” com Walter Venício (Youtube),Marcos Chomen (CD Baby)e Renata Gomes (Ingrooves Brasil). Debate sobre o mercado musical Brasileiro que, nos últimos seis meses, viu o número de distribuição de novas músicas crescer em 120%. Um bilhão de visitantes procuram música no Youtube a cada mês, se tornando a maior plataforma de streaming de música do mundo.

20h – Showcase
Luciane Dom
Dan Abranches
2DE1

8 de agosto (Sábado):

14h15 – Painel “Produção Musical Remota e Lives Profissionais” com Beto Neves (AudioWorkshop) e Igor Comério (Engenharia de Áudio). Este painel traz ao Formemus um dos maiores nomes do mercado de serviços técnicos do brasil, Beto Neves, para dialogar com o produtor musical Igor Comério sobre a formação de conhecimento técnico para profissionais de áudio, as produções profissionais de lives e as mudanças do mercado com produção musical remota para músicos e produtores.

15h35 – Mostra de Videoclipes – Bloco 3
SambAdm (@sambadm) ft. VK Mac & DJ GH – “Dez Motivos” – Direção: Lucas Araújo – ES
Tiago Máci (@tiagmaci) ft. Zeca Baleiro – “Beijo à queima-roupa” – Direção: Arthur Rosa – MA
Alan Bernardes (@alan.bernardes)– “Subúrbio Velho” – Direção: Caro Petersen – RJ
Duo Severino (@severino.music)– “Manhã de Domingo” – Direção: Gabriel Hand – ES
Flávia Ellen (@flaviaellen) – “Desperta” – Direção: Ana Carolina Moraes, Olívia Franco, Lorena Zschaber e Bruna Freitas – SP
Ócio (@ociorock) – “Natural Born Cleaner part II” – Direção: Raphael “Baygon” Teixeira – ES
Pratagy (@pratagy) – “Dias de Verão” – Direção: Lucas Domires – PA

16h05 – Por dentro da Deezer para Artistas com Bernardo Bassin (Deezer) eAlexandre Saldanha (CD Baby Brasil). A Deezer é um dos principais serviços de stream utilizados no Brasil. Neste painel, será debatido um pouco mais sobre a Deezer e como funciona a sua relação com os artistas, a sua construção de conteúdo, políticas de curadoria, playlists e demais serviços, além de novidades e insights sobre o futuro do mercado musical.

17h10 – Mostra de Videoclipes – Bloco 4
Eliabe (@dnlsena) – “Astronauta” – Direção: Daniel Sena – DF
Luana Mascari (@luanamascari) – “Tudo bem” – Direção: Thomas Henne e Pedro Bürgerbraü – SP
Israel Paixão ft. Bwyane (@israelpaixaooficial) – “Tudo posso” – Direção: dr1nho – DF
Vinaa (@vinaadelmar) – “Volta pra casa” – Direção: Vinaa – MA
Licon ft. Keops, Raony, Capone (@thiagolicon) – “Amaré” – Direção: Pri Garcia – MG
Vitu (@vitu.locatelli) – “Deixa Sossegar” – Direção: Vitor Locatelli – ES
Nego Zú e Dani Coimbra (@negozu_) – “Corpo e pele” – Direção: Mateus Alves – RJ

18h40 – Identidade Musical – A Essência da Diversidade da Música Brasileira com Pena Schmidt (Lista das Listas), Thomas Roth (Lua Nova Produtora / Elemess Music n’ Services), Barral Lima (Un Music),Torcuato Mariano (Produtor Musical e dos programas The Voice Brasil/The Voice Kids), Paula Lima (Diretora UBC) e Márcio Brant (Musicxpert). Todo músico é único. Essa construção do artista se realiza pelas características pessoais, estudos, práticas, acesso a instrumentos e oportunidades aproveitadas, em uma construção narrativa muito pessoal. Entretanto, para que sua música e sua identidade musical sejam reconhecidas pelo grande público, existem diversos fatores que deverão ser levados em consideração na construção de uma carreira artística. O DNA da música brasileira é infinito em estilos e em possibilidades e é essa essência diversificada e seus diversos caminhos identitários que serão debatidos neste painel.

20h30 – Exibição do videoclipe “Conexão Periferia”

20h45 – Showcase
AURI
Victor Mus
Lucas Estrela

9 de agosto (Domingo):

14h15 – Música, Branding e Marcas – Sua música, seu negócio e as relações com outras marcas, corporações e produtos no mercado com Bruna Biason (Song4 Produções), Thor Moura (Sling Musical), Gustavo Anitelli (O Teatro Mágico), Dani Ribas (Sonar Cultural e Data Sim) e Amaro Lima (Músico do ES). A música dialoga com as marcas e cada vez mais as marcas dialogam com as músicas e os artistas. As oportunidades dessas relações comerciais são o tema principal desse painel mediado pelo músico Amaro Lima.

16h05 – Mostra de Videoclipes – Bloco 5
Pássaro Vivo (@soupassarovivo) – “Beija-flor” – Direção: Sandrow Almeidan – MG
Enme Paixão (@enmepaixao) – “Killa” – Direção: Jessica Lauane – MA
Thainá Lopez (@thainalopezoficial) – “Deixa eu te falar” – Direção: Sara Engelhardt e Golias Engelhardt – ES
Oto Gris (@otogris) – “Uma prece” – Direção: Jonathas Alpoim e Rafael Neves – PE
Rohmanelli (@rohmanelli) ft. MC Versa, Ju Sofer, Orquidália, Iguanas Tropicais e Duda Medeiros – “Toneaí” – Direção: Antonio Rossa – SC
Izar (@izar_music) – “Todo mundo é mais famoso que eu” – Direção: João Paulo Rocetti e Lucas Duarte – ES

16h35 – Painel “A Gestão de Carreira como Caminho do Sucesso!” com Tereza Dantas (Perpétua Produção Cultural), Barral Lima (Un Music)e Daniel Morelo (Formemus). As complexidades do mercado para além da produção musical e realização de shows muitas vezes fazem o artista pouco preparado desistir de investir em seu sonho. Este debate vai apresentar os principais gargalos da gestão de uma carreira musical e como uma gestão de carreira pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

17h40 – O Prêmio Profissionais da Música e suas + de 100 categorias com Gustavo Vasconcelos (PPM)e Bruno Oxe (Produtor Musical). Este painel vem apresentar o Prêmio Profissionais da Música, que está em sua 6ª edição e premia praticamente toda a cadeia produtiva da música brasileira. Com interlocução do artista e vencedor do prêmio Bruno Oxe, o Formemus 2020 recebe Gustavo Vasconcellos para uma conversa sobre o prêmio e todas as suas possibilidades.

18h25 – Mostra de Videoclipes – Bloco 6
Pedro Gama (@opedrogama) – “Pipa Avuada” – Direção: Zé Pereira – RJ
SoulRa (@soulra.oficial) – “À flor da pele” – Direção: Wilyam Nicolay – MS
Tequilla Bomb (@tequillabomb) – “Na minha jangada” – Direção: Izael Filipe – AL
O Mangue ft. Luiza Lian (@omangueoficial) – “Virada da Maré” – Direção: Rafael Bispo – SP
Xavi (@xavimusic_) – “Quimera” – Direção: Philipe Grilo – ES
Banda AL9 (@bandaal9oficial)– “Ela me ligou” – Direção: Matheus Khouri e Thiago Khouri – SP
Gustavo Rosseb e Adriano (@gustavorosseb) – “Primeiro Remix” – Direção: Raphael Correa – SP

18h55 – Como potencializar o seu Canal do Youtube com Giulia Perin (CD Baby Brasil)e Duana Peixoto (Produtora Cultural). Este painel trata de como construir conteúdos e organizar um canal de Youtube para construção de público, realização de estratégias para mantê-lo engajado e como começar a monetizar o canal de forma inteligente.

20h05 – Showcase
Congadar
Technobrass

Com Informação: ESHoje

Comentários Facebook