ARACRUZ: Secretaria de Saúde faz testagem para Covid-19 em pescadores da Barra do Riacho e de Santa Cruz

A presidente da Colônia de Pescadores de Aracruz, Nadia Mattos Rodrigues, disse que a testagem dos pescadores e os insumos recebidos foram de grande valia.

35
Foto: Raquel de Pinho SECOM/PMA

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou testes para Covid-19 em pescadores das comunidades de Barra do Riacho e de Santa Cruz, na última sexta-feira (10/07). Também foram distribuídos potes de álcool em gel e máscaras paras as famílias. A ação faz parte da campanha contra o coronavírus. O objetivo é fazer testes por amostragem, além de orientar a população sobre os devidos cuidados para evitar contágio e facilitar o monitoramento das pessoas infectadas pelo novo vírus.

O prefeito Jones Cavaglieri determinou a testagem nas comunidades vulneráveis e lideranças, obedecendo a protocolos como forma de reduzir a curva de contaminação da Covid-19. “Com a realização dos testes rápidos teremos condições de fazer o isolamento das pessoas já contaminadas e desacelerar a disseminação do vírus para que o número de casos se espalhe ao longo do tempo em vez de haver picos e superlotação do sistema de saúde”, pontua o prefeito.

Segundo a Secretária de Saúde Clenir Avanza, este evento é similar ao projeto de Wuhan, a cidade chinesa onde a pandemia teve início, fazendo testes em massa. “Nós fazemos a testagem das comunidades fragilizadas e das comunidades que interagem com mais pessoas para identificar a quantidade de contaminação por localidade e evitar mais contágios”, explica Clenir.

O Presidente da Associação Comunitária de Barra do Riacho, Herval Nogueira Junior, que também está no Conselho Municipal de Saúde de Aracruz, falou sobre a importância da testagem na região. “Essa ação tem diversos aspectos importantes, pois atende uma camada ribeirinha de pescadores, num local onde estamos tendo maior número de contágio. Essa avaliação vai nos permitir ter uma noção da situação do bairro para poder organizar e orientar corretamente”, avalia Junior.

A presidente da Colônia de Pescadores de Aracruz, Nadia Mattos Rodrigues, disse que a testagem dos pescadores e os insumos recebidos foram de grande valia. “São pessoas simples e humildes que precisam das orientação e cuidados que estão sendo oferecidos nesta campanha”, completa Nadia.

TEXTO: Raquel de Pinho

 

Comentários Facebook