VILA VELHA: Prefeitura entrega 1ª etapa da construção de creche em Alecrim

Com recursos próprios, a construção da Umei Julierme da Cruz Dias está orçada em R$ 3.711.924,51.

26
Creche do Bairro Alecrim

A Prefeitura de Vila Velha entregou, nesta sexta-feira (10), a primeira etapa da construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Julierme da Cruz Dias, localizada no bairro Alecrim. Durante a solenidade (restrita a poucas pessoas, em consequência da pandemia do novo Coronavírus), o prefeito Max Filho assinou a ordem de serviço para a conclusão das intervenções.

Com 86,2% das obras já concluídas, a Umei Julierme da Cruz Dias já estaria disponível a 376 crianças de 1 a 5 anos de idade, de Alecrim e região, não fosse a pandemia, pois as aulas estão suspensas em toda a Rede Municipal de Ensino, em atendimento às recomendações das autoridades de Saúde.

A creche será totalmente entregue neste segundo semestre e contará com 10 salas de aula, de acordo com programação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A construção da Umei Julierme da Cruz Dias já estava prevista para ser executada em duas etapas. As intervenções entram na fase de acabamento. A edificação desta creche demonstra nosso compromisso com a Educação Infantil, com a infância”, afirmou o prefeito Max Filho.

Construída ao lado da atual creche “Pedacinho do Céu” (que servirá como parte do complexo de atendimento do Hospital Evangélico assim que as obras da creche municipal forem encerradas e o equipamento estiver totalmente liberado para uso dos alunos e profissionais da área), a nova Umei, irá duplicar a oferta de vagas na Região 4. Atualmente, a creche atende mais de 180 alunos.

“A gestão tem executado obras em diversas áreas: Educação, Saúde e Infraestrutura. Entregar a primeira etapa desta creche é motivo de alegria”, declarou o vice-prefeito Jorge Carreta.

Estrutura

O prédio terá dois pavimentos em uma área construída de 1.293,32 metros quadrados. Ao todo, a área para a nova Umei tem 1.618,00 m² e foi doada pelo Hospital Evangélico, por meio de emenda parlamentar do vereador Osvaldo Maturano (sem custos para o município, na aquisição da área).

A unidade também contará com: dois berçários com fraldário e lactário, uma sala de aula para alunos de 3 anos, sala de espera, secretaria, salas de direção, sala de professores, banheiros para alunos e funcionários, pátio coberto, refeitório, cozinha e uma sala para apoios de serviços.

No pavimento superior haverá seis salas de aulas para crianças de 4 e 5 anos e outras três salas, sendo brinquedoteca, espaço de expressão corporal e sala de multiuso disponibilizada para Educação Especial. Também haverá sala de pedagogo, sanitários de alunos e professores.

“O projeto da atual gestão é de gerar milhares de novas vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O crescimento da Rede de Ensino foi retomado”, ressaltou o subsecretário municipal Pedagógico de Educação, Maurício Gorza.

População elogia

Os moradores do bairro e região já sonham com a creche em funcionamento e elogiam o trabalho executado na construção da Umei.

“Estou feliz demais com a construção desta creche. Quero matricular meu neto aqui. Está tudo muito bonito”, elogiou a aposentada Marcília de Lourdes Carmen, avó do pequeno Ygor, de 3 anos.

Com recursos próprios, a construção da Umei Julierme da Cruz Dias está orçada em R$ 3.711.924,51. A finalização das obras de construção da creche será executada pela empresa Paganini Engenharia, contratada por meio de licitação pública.

Participantes

Também estiveram presentes na solenidade desta sexta-feira (10) os vereadores Osvaldo Maturano e Arlete da Silva Santiago (Dona Arlete); além secretários, líderes comunitários, membros do corpo docente da escola, a viúva do saudoso operário Julierme da Cruz Dias (homenageado com o nome da nova Umei) e alguns moradores da Região 3.

De: Secretaria de EducaçãoSecretaria de Gabinete
Texto: Érico Miranda| Foto: Fabricio Lima
Comentários Facebook