PMVV debate com associações de catadores alternativas para coleta seletiva

A Prefeitura e os parceiros estão orientando os geradores de grande volume de lixo seco para fazer a entrega de recicláveis diretamente nas associações,

15
A situação dos resíduos serão debatidos com a comunidade de Vila Velha

A equipe da Prefeitura Municipal de Vila Velha, a convite do Ministério do Trabalho (seção ES) e da Adelis (Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.), participou de uma reunião com representantes das associações de reciclados da Grande Vitória. Em pauta: uma nova nota técnica, que torna possível o retorno deles ao trabalho em meio à pandemia. A reunião aconteceu na última quinta-feira (02).

Por conta do isolamento social, a coleta seletiva no município foi paralisada momentaneamente no dia 24 de março, tanto para os coletores da empresa que presta serviços à Prefeitura quanto para os catadores das associações de reciclagem que recebem o material. Com a suspensão do serviço, os catadores perderam sua única fonte de renda. A Prefeitura iniciou uma campanha para angariar cestas básicas, as quais já foram doadas em um primeiro lote.

Além das doações, os associados receberam orientações para inscrição do Cadúnico (Governo Federal), garantindo o benefício no valor de R$ 600,00. O município se disponibilizou a orientar os trabalhadores para garantir a segurança e saúde de todos.

“Estamos sensibilizados com os catadores, a Prefeitura e os parceiros estão orientando os geradores de grande volume de lixo seco para fazer a entrega de recicláveis diretamente nas associações, uma opção já que o serviço de coleta seletiva está suspenso”, finalizou a secretária municipal interina de Serviços Urbanos, Maria Cândida Donatelli.

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Haryadner Farizelli | Foto: Fabricio Lima
Comentários Facebook