Escritor e professor Maxwell dos Santos promove aulão de efemérides literárias

O aulão, feito com o apoio do Cursinho Popular Risoflora é direcionado aos jovens que vão fazer o ENEM e outros vestibulares e não têm condições de pagar um cursinho.

65
Professor Maxuel dos Santos
No dia 30 de julho, quinta-feira, o escritor Maxwell dos Santos, também professor de Literatura Brasileira dos cursinhos populares Risoflora e Atitude, dará um aulão em seu canal no YouTube, a partir das 19 horas, onde ministrará sobre as efemérides (ou datas redondas) literárias de 2020 e 2021, visando não só o ENEM, como outros vestibulares Brasil afora.

Com muita tristeza, Maxwell tem visto alunos desistirem do ENEM e dos vestibulares, face à falta de computador ou laptop em suas casas para assistir às aulas on-line ou falta de internet em boa velocidade para assisti-las.

– Essa pandemia serviu para escancarar o abismo entre os alunos de escola pública e escola particular ou entre os alunos ricos e os alunos pobres. Além da falta de infraestrutura para que possam estudar, os alunos têm que trabalhar para poder sobreviver, uma vez que seus pais perderam o sustento da casa. Para quem tem uma vida abastada, sem problemas, é muito fácil dizer que que quer estuda, quem não quer dá desculpa. O discurso de meritocracia cai por terra – observou Maxwell.

Segundo Maxwell, o aulão, feito com o apoio do Cursinho Popular Risoflora é direcionado aos jovens que vão fazer o ENEM e outros vestibulares e não têm condições de pagar um cursinho.

– Se hoje estou estudando no Instituto Federal do Espírito Santo, como aluno de Letras-Português, é porque um dia, eu fui ajudado. É uma forma de devolver à sociedade aquilo que me foi proporcionado. É uma forma de ajudar jovens pobres, sobretudo pretos e periféricos a ingressarem numa universidade pública ou obter uma bolsa integral no ProUni – comentou Maxwell.

Programa do Aulão:

Efemérides Literárias de 2020
– 200 anos de nascimento de Joaquim Manuel de Macedo
– 190 anos de nascimento de Manuel Antônio de Almeida
– 190 anos de nascimento de Luis Gama
– 160 anos da morte de Casemiro de Abril
– 130 anos de nascimento de Oswald de Andrade
– 100 anos de nascimento de João Cabral de Melo Neto
– 100 anos de nascimento de Clarice Lispector
– 40 anos da morte de Nelson Rodrigues
– 40 anos da morte de Vinícius de Moraes
– 30 anos da morte de Rubem Braga

Efemérides Literárias de 2021
– 190 anos de nascimento de Álvares de Azevedo
– 160 anos de nascimento de Cruz e Souza
– 150 anos da morte de Castro Alves
– 140 anos de nascimento de Lima Barreto
– 140 anos da morte de João do Rio
– 135 anos de nascimento de Manuel Bandeira
– 120 anos nascimento de José Lins do Rego
– 120 anos de nascimento de Cecília Meireles
– 100 anos de morte de Alphonsus de Guimaraens
– 25 anos da morte de Caio Fernando Abreu
– 20 anos da morte de Jorge Amado
– 15 anos da morte de Gianfrancesco Guarnieri

Sobre Maxwell dos Santos
Maxwell dos Santos é brasileiro, nascido em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017 e professor de Literatura Brasileira dos cursinhos populares Risoflora e Atitude. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciando em Letras/Português pelo IFES e em História pela Uninter. É autor dos e-books As 24 horas de Anna Beatriz, Ilha Noiada, Os senhores da fome, Comensais do Caos, #cybervendetta, Empoderando-se, Um prato de ódio,  e Ele é só um garoto, publicados de forma independente e de Melanie, publicado pela Giostri Editora.

*Relações com a imprensa*
Maxwell dos Santos – Jornalista MTE/ES 2605
sanmaxwell@gmail.com
+55 27 98843-2666 / +55 27 99943-3585

Mailtrack Remetente notificado por
Mailtrack 07/07/20 03:04:59
Comentários Facebook