Neucimar Fraga comemora: Ifes de Vila Velha é o melhor da rede federal no país

    Neucimar Fraga era deputado federal quando começou a luta pela implantação do Ifes em Vila Velha, com a ajuda do reitor Jadir Pela

    555
    Foto: Divulgação

    A posição alcançada pelo Instituto Federal de Educação (Ifes) de Vila Velha no Enen/2019 – na 5ª colocação em todo o País e um dos primeiros entre Institutos Federais – está sendo comemorada pelo ex-prefeito Neucimar Fraga. Foi em sua administração que nasceu esta instituição de ensino no município, resultado de ações políticas de quando ainda era deputado federal pelo Espírito Santo.

    Em suas redes sociais Neucimar postou mensagens parabenizando desde o Ministério da Educação aos profissionais e estudantes. “Essa Semana saiu o resultado do ENEM, o Ifes de Vila Velha, teve a melhor avaliação do País, entre as escolas públicas. Parabéns a toda equipe e estudantes do Ifes de Vila Velha! Valeu a pena sonhar!

    E conta como começou a luta: “Em 2003, fui até o Ministro da Educação da época, Cristóvão Buarque, solicitar a construção de uma Escola Técnica em minha cidade, Vila Velha, Espírito Santo. Fui informado por ele do decreto do então Presidente da República Fernando Henrique e Paulo Renato, que proibia novas construções dessas escolas no Brasil.

    Iniciei uma luta em favor da volta do ensino técnico no País. Criamos à Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico, fizemos audiências públicas em vários Estados, e em 2004 fui relator da Lei que permitiu o Governo Federal, voltar a construir novas Escolas Técnicas no Brasil.

    A partir de 2005 o Brasil voltou construir novas Escolas Técnicas (Agora chamadas de Institutos Federais). Hoje são mais de 600 Ifes no Brasil e 22 no Espírito Santo. Em 2008, eleito prefeito da cidade, doamos o terreno para construção do Ifes de Vila Velha. Sonho realizado” – lembrou Neucimar.

    TEXTO HILMAR DE JESUS

    Comentários Facebook