SÃO MATEUS: PRETA VIABILIZA REUNIÃO DO INCAPER COM PRODUTORES DE AROEIRA DO NATIVO

181
A pré-candidata do PSB à Prefeitura de São Mateus, Elisângela Nascimento, a Preta, na função de assessora do senador Marcos do Val, viabilizou uma reunião do diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, o Antônio da Emater, com produtores de aroeira do Nativo de Barra Nova, Distrito de São Mateus. O objetivo foi viabilizar o fortalecimento da Associação Estadual de Produtores de Aroeira, cujo cultivo se expande no norte capixaba e em outras regiões do Espírito Santo.
Preta e Antônio Machado, acompanhado da bióloga do Incaper Fabiana Gomes Ruas (que assessora os produtores), foram recebidos pelo presidente da Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa), Reginaldo Castro; e dos associados Eliane Balke (responsável pelas instalações experimentais) e Jerônimo Coutinho (presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais).
A associação, reativada há pouco tempo, tem cerca de 40 produtores de aroeira, sendo uma referência para todo o Brasil. Mas a comunidade do Nativo tem muitas famílias envolvidas com a pimenta rosa. Os produtores da comunidade já dominam o manejo da planta e atuam na produção de mudas clonais. O objetivo, agora, é avançar na agregação de valor e produtos finais, como o óleo e mel de aroeira, além de subprodutos do óleo, como o hidrolato e o álcool, entre outros.
O diretor-presidente Antônio Machado. destaca que as atividades estão dentro da função do Incaper quanto ao fortalecimento da agricultura familiar e dar qualidade de vida às famílias do campo: “O Governo do Estado tem dado condições, através da Secretaria da Agricultura, de a gente incentivar essas atividades. Saímos daqui com uma ótima impressão e deve ser elaborado o projeto, e nós vamos lutar no Governo do Estado e no Governo Federal, com o Ministério da Agricultura, auxiliá-los na busca de recursos para o beneficiamento desses produtos, para agregar valor e segurá-los no campo”.
Comentários Facebook