Senac lança observatório gastronômico online para fortalecer a Gastronomia Regional

OPANES nasce com o objetivo de valorizar a cultura por meio da culinária

20
Fpto: Divulgação

A cultura é o povo, e o povo não é nada sem cultura. A culinária regional é, portanto, uma representação da identidade brasileira. Rica e diversa, a Gastronomia também tem uma história para contar, e foi por isso que o Senac lançou o Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo (OPANES), um canal online que reúne informações, histórias e receitas de alguns estados do Brasil.

Com coordenação e execução da Instituição, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à comida, aos ingredientes e às cozinhas locais, nos cenários da biodiversidade, da história e dos patrimônios culturais.

Dessa forma, o OPANES é um projeto social, com o intuito de valorizar a diversidade de processos, as técnicas culinárias, os locais e os ambientes públicos que lançam tendências gastronômicas e prezam pela sustentabilidade, qualidade alimentar e segurança nutricional.

Opanes como fonte de pesquisa

Em um contexto de mudanças profundas nos hábitos alimentares e no fazer culinário, este dispositivo de pesquisa tem como vocação acompanhar e entender as transformações em curso, assim como apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos do campo da gastronomia.

Entendendo a culinária regional como patrimônio cultural de um dado território, o Opanes traz um interesse renovado pelas diferentes cozinhas, constituídas sob a base de produtos e ingredientes locais, técnicas, conhecimentos tácitos e criatividade. Fonte de vantagem competitiva e atratividade turística para os estados, ela gera também emprego e renda e contribui para o desenvolvimento econômico regional.

Mais do que disponibilizar um importante acervo de informações, o Opanes também se coloca como um espaço de diálogo e colaboração com todos que, diariamente, transformam o setor de gastronomia.

Receitas e Dicas

Além dos benefícios à pesquisa, o Observatório também reúne receitas que podem ser testadas por todos que acessarem o site. O leitor pode viajar sem sair de casa por meio dos sabores regionais de cada estado do Nordeste e Espírito Santo que são apresentados no portal.

Acesse o site, experimente as receitas, conheça mais sobre a cultural local e surpreenda-se!

Site OPANES: http://observatoriogastronomico.senac.br/

TEXTO: Fernando Correia
Mile4 Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook