SÃO MATEUS: Mulheres do PSB saem em defesa de Preta, pré-candidata à Prefeitura

As manifestações contrárias e favoráveis à pré-candidatura de Preta tiveram início a partir de publicações no Site do Jornal A Ilha

178
Alcenir Rocha, secretária Geral da Executiva de Mulheres do PSB faz defesa de Preta

Os ataques à militante do PSB de São Mateus Elisangela Cristina do Nascimento, mais conhecida como Preta, nas redes sociais, depois que teve seu nome apresentado pela Executiva Estadual do partido como pré-candidata à Prefeitura, teve repercussão não apenas no meio socialista capixaba, como também em nível nacional.

Mas os ataques à pessoa de Elisângela (Preta) mexeram significativamente com a pessoa da vice-governadora Jaqueline Moraes, sua amiga, e do presidente do partido Alberto farias Gavini Filho, sem contar que a forma de ataque à pré-candidata do PSB, tenha como objetivo principal atingir o Governador Renato Casagrande.

Diante da situação, a Secretária Geral da Executiva de Mulheres do PSB Alcenir Rocha enviou à redação do Site do Jornal A Ilha uma resposta como forma de repúdio da veiculação nas redes sociais, para a sociedade de São Matheus, sob o título, Xô, Picareta! Xô Fake News! Xô Governo Irresponsável!

Diz a Nota: “Partindo de um conceituado escritor e historiador, é de causar espanto, pois até para contar história e escrever livros é preciso pesquisar e conhecer melhor o seu personagem, coisa que gravemente não foi praticada pelo autor dessa nota.

Considerando que vivemos em uma sociedade machista e patriarcal, onde os homens sempre foram o centro do poder, não há de se admirar que um personagem da sociedade Mateense, venha subjulgar uma mulher que se destaca em um grande partido político e se propõe a disputar uma vaga para a gestão de uma cidade tão importante no norte do Estado do Espírito Santo.

Considerando que a personagem Elisângela Cristina do Nascimento, que foi repudiada pelo então autor, quando nasceu, recebeu carinhosamente de sua avó, o apelido de Preta, apesar de ter a sua pele branca, apelido que foi aderido por todos os amigos de todas as raças. Isso não significa que a personagem queira se igualar ou até mesmo competir com uma princesa que veio da África e foi escravizada em nosso estado, muito menos com as heroínas e guerreiras, que foram brutalmente violentadas pelos opressores, os senhores homens que as usavam e as escravizavam, em cena repugnante que já deveria ter sido banida de nossa sociedade.

No entanto este cenário se repete, na medida em que o autor discrimina e desclassifica uma mulher e utiliza a sua chibata em escrita pública, é o mesmo que a colocá-la em um tronco e a escraviza perante a sociedade.

Considerando que a Preta tem uma história de vida muito parecida com uma dessas personagens dos livros mencionados pelo autor, de opressão, de luta e de sobrevivência, que migrou de sua terra natal e foi acolhida pela comunidade Mateense, onde ela adotou a cidade como a sua terra do coração. Vem trabalhando em defesa dos direitos da mulher e dos menos favorecidos dos negros e brancos e sem distinção de raça.

A sua luta diária a transportou para o ápice de uma carreira política municipal, devemos acreditar e apoiar a sua decisão de participar do pleito em 2020, para ser pré-candidata a prefeita de São Mateus.

O diferencial da Preta é que ela sempre lutou e fez campanha para colocar um homem no poder, agora chegou a hora de inverter a situação, os homens e as mulheres devem acreditar e apoiar a campanha, para que ela possa fazer as mudanças políticas e administrativas necessárias para o município, valorizando a Cultura, o Turismo, a Geração de Emprego e Renda, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Segurança do município. Uma gestão de diálogo e desenvolvimento para a região, em consonância com o Governo do Estado do Espírito Santo.

Esse é o pensamento de toda a militância feminina do PSB no Estado”.

ALCENIR ROCHA

Secretária Geral da Executiva de Mulheres do PSB

 

Em tempo: As manifestações contrárias e favoráveis à pré-candidatura de Preta tiveram início a partir de publicações no Site do Jornal A Ilha, do lançamento de seu nome pela Executiva Estadual do PSB, que abordou ainda candidaturas de outros indicados à prefeituras do Norte e Noroeste do Estado.    

Da redação: Hilmar de Jesus

 

Comentários Facebook