Abel Santana aborda dramas familiares e Alzheimer em novo filme

“Os Fortunato” vai estrear nesta segunda-feira (9). Longa-metragem destacará os conflitos de uma família que se reencontra após muitos anos para visitar uma tia à beira da morte 

83

O ator e diretor Abel Santana vai lançar seu terceiro filme, “Os Fortunato”, nesta segunda-feira (9), no Cine Jardins. Dramas familiares dão o tom ao longa-metragem, que foi gravado em Vitória e na Serra. As sessões de estreia já estão lotadas, mas ainda há ingressos para a sessão do dia 10 e para as do período de 12 a 18 de março.

Tia Marília, vivida pela atriz Joelma Neves, é o pivô do reencontro familiar. Portadora de Alzheimer, ela está à beira da morte e, por este motivo, seus familiares decidem marcar um encontro após um longo período distantes. Com a aproximação, ficam evidentes os antigos conflitos e os dramas existentes. “É uma alegria lançar mais um longa-metragem. Dessa vez vamos levar para o público muitas risadas e também reflexão, afinal, dramas familiares fazem parte da vida de todos nós, claro que em proporções diferenciadas. Mas estar em família sempre resulta em aprendizado”, diz Abel Santana, que, além de dirigir o filme, também integra o elenco, com o personagem tio Geraldo.

 Abel Santana explica que retratar uma personagem portadora de Alzheimer não foi uma missão fácil e que teve um cuidado especial para mostrar os momentos de lapso de memória vividos em cena. “Tivemos a sensibilidade necessária para tratar de uma situação vivenciada por muitas famílias”, diz. Dados da Associação Brasileira de Alzheimer apontam que a estimativa é de que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. No Brasil há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

 Personagens

Em cena, os atores darão vida a personagens com diferentes personalidades, como a matriarca Keila, uma estelionatária que está sempre se metendo em confusões. As filmagens de “Os Fortunato” aconteceram em Vitória e também na Serra, em um sítio da Apae. Na trilha sonora destaque para as canções “Tempo Rei” e “Ave de Metal”, do cantor e compositor Raphael Morais.

 A expectativa de Abel Santana é de que cerca de mil pessoas assistam ao longa na curta temporada em cartaz. Inclusive, estão confirmadas a presença de grupos de alunos da rede municipal de educação em algumas sessões. “Ficamos felizes em ter essa parceria com o Cine Jardins, que abre as portas para uma produção local poder ser apreciada pelos capixabas. O resultado deste trabalho superou todas as expectativas e a nossa torcida é para que todos se divirtam muito e que também reflitam sobre os temas abordados no longa”, declara o diretor.

 Serviço
Filme “Os Fortunato”, de Abel Santana
Estreia 9/3, às 19 e 21 h – ingressos esgotados
Em cartaz: 10/3, às 21h e de 12 a 18/3, às 19h
Local: Cine Jardins (Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 – Jardim da Penha, Vitória)
Ingressos: R$ 10 (meia entrada)
Pontos de vendas: bilheteria do cinema e no Espaço Cultural Abel Santana (Av. Dante Michelini, 501, Jardim da Penha, Vitória)
Informações: (27) 3082-7855
Classificação livre

Relacionamento com a imprensa:
Márcia Almeida

Comentários Facebook