Novo Inventário Florestal Nacional (IFN) Espírito Santo será lançado nesta sexta-feira (06), em Vitória.

O novo relatório do Inventário Florestal Nacional (IFN) Espírito Santo será lançado nesta sexta-feira (06), em Vitória, a partir das 14h30. O evento tem o apoio do deputado federal Evair de Melo.

63
Foto: Divulgação

O evento tem o apoio do Deputado Federal Evair de Melo, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

“É extremamente necessário conhecermos com profundidade a realidade florestal capixaba para que possamos atuar de forma eficiente, sustentável e responsável em prol do desenvolvimento socioambiental. Parabenizo os órgãos, colaboradores e autoridades responsáveis por essa importante entrega à sociedade capixaba”, ressalta o parlamentar.

A cerimônia de lançamento será na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Mata da Praia, e contará com a presença do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto.

O Inventário Florestal Nacional (IFN) inclui a análise da cobertura de vegetação, dados biofísicos e levantamento socioambiental. O levantamento de dados de campo ocorreu em todo o estado, em uma área de 46 mil Km² e 78 municípios.

A coleta de dados em campo aconteceu em 121 pontos, distribuídos a cada 20 quilômetros, em todo o território estadual, no período de março de 2014 a julho de 2015. O trabalho foi realizado pela empresa Saltus Consultoria Ambiental e Florestal.

O IFN foi realizado em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (SEAMA), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).

A Universidade Federal do Espírito Santo também participou, por meio do Herbário VIES e intermédio do Projeto de Apoio ao IFN, com recursos do Global Evironment Facility (GEF), administrados pela FAO Brasil (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Os dados mostram que 23% do território do Espírito Santo, ou seja, 1 milhão de hectares, têm cobertura de floresta natural. O estado está sob o domínio da Mata Atlântica, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa, e também conta com floresta plantada de produção.

Os municípios Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Sooretama possuem as maiores proporções de seus territórios cobertos por florestas (53%, 51% e 49% respectivamente). Já as florestas plantadas ocupam 4% do território estadual.

Durante o trabalho de campo do IFN-ES, foram encontradas 680 espécies pertencentes a 382 gêneros e 113 famílias botânicas. Desse trabalho, foram identificados três exemplares de possíveis novas espécies para a flora do Brasil.

O Inventário Florestal Nacional é uma das principais ações realizadas pelo Governo Federal, por meio do Serviço Florestal Brasileiro, para produzir informações estratégicas sobre os recursos florestais brasileiros.

O IFN faz o levantamento de dados diretamente nas florestas naturais e plantadas, onde são realizadas coletas de amostras botânicas, amostras de solo, medição de árvores, além de entrevistas com moradores das proximidades, com o objetivo de identificar as realidades locais.

Serviço: lançamento do Inventário Florestal Nacional no Espírito Santo
Data: 06/03
Horário: 14h30
Local: Auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Endereço: Av. Adalberto Simão Nader, nº 531, Ed. Brascar, Mata da Praia, Vitória/ES.

TEXTO; Rosana Figueiredo
Comentários Facebook