Culpa da Política: Pontal do Ipiranga, em Linhares, não é mais o mesmo, falta investimento no Verão

“O atual prefeito já falou para mim que não investe em Pontal do Ipiranga para não dar visibilidade ao ex-prefeito Luiz Durão que sempre comandou o reduto eleitoral do balneário. Esse negócio de valorização da cultura do município é pura fachada do Guerino”, desabafou dona de posto de combustível do balneário.

177
Balneário de Pontal do Ipiranga alvo de reclamação de moradores e comerciantes

“O atual prefeito já falou para mim que não investe em Pontal do Ipiranga para não dar visibilidade ao ex-prefeito Luiz Durão que sempre comandou o reduto eleitoral do balneário. Esse negócio de valorização da cultura do município é pura fachada do Guerino”, desabafou dona de posto de combustível do balneário.

Castigado pela enchente de dezembro de 2013, decorrência da cheia do Rio Doce, o balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, vive hoje um outro drama: a falta de investimentos na sua infraestrutura e, por consequência, queda do turismo. E a causa disso tudo – menos a enchente é claro – está a briga de dois grupos políticos. De um lado o atual prefeito Guerino Zanon (PMDB) e do outro, o suplente de deputado e ex-prefeito Luiz Durão (PDT).  No meio desta peleja quem mais sai perdendo são os moradores, comerciantes e donos de hotéis e pousadas que investiram contando com uma boa temporada de verão, mas que, pelo visto, vai ficar só na esperança.

Por tratar-se de reduto eleitoral preferido do ex-prefeito Luiz Durão, Pontal do Ipiranga está praticamente abandonado pela atual administração do prefeito Guerino que não move esforços para atender aos apelos

A grande reclamação de determinados setores do comércio de Pontal do Ipiranga se resume na falta de atrações musicais principalmente nos finais de semana como acontece nas praias de Guriri, em São Mateus e Conceição da Barra, no litoral norte capixaba, o que estaria provocando a evasão do turista e até moradores.

A Secretaria de Turismo do município até que contratou bandinhas para se apresentarem no verão de Pontal, mas não agradam os moradores e comerciantes, como afirma Fabiana Careli, dona de um posto de combustível na entrada do balneário e moradora há 25 anos do local, onde já exerceu as funções de secretária e vice-presidente da Associação de Moradores. “O atual prefeito já falou para mim que não investe em Pontal do Ipiranga para não dar visibilidade ao ex-prefeito Luiz Durão que sempre comandou o reduto eleitoral do balneário. Esse negócio de valorização da cultura do município é pura fachada do Guerino”, desabafou.

Proprietário da Teixeira Móveis e morador do balneário há 26 anos, Alcides Teixeira afirma que os comerciantes esperam o ano inteiro pela temporada de Verão na expectativa de recuperar o dinheiro investido, mas acabam ficando no prejuízo por falta de investimentos da prefeitura na atração de turistas. “A prefeitura contrata umas bandas sem qualidade que nada acrescenta para nós…são bandas que não valem nada”, protestou.

Morador e comerciante do balneário desde 1990, Manoel Jorge Henrique Gomes que também é liderança comunitária de Pontal do Ipiranga defende a administração afirmando que, quem reclama são vendedores ambulantes que só aparecem nesta época do ano. “O prefeito está certo em valorizar os artistas da terra com a programação cultural e, com isso, deixando de gastar de R$ 300 a R$ 400 mil na contratação de bandas. É por isso que estão reclamando”, explicou.

A reportagem tentou contato com o secretário de Turismo de Linhares Ivan Salvador, mas seu telefone celular estava remetendo para a caixa postal.

TEXTO: HILMAR DE JESUS

Comentário do leitor Alcides Teixeira:

Muito boa a reportagem só não ficou legal falar que as bandas não valem nada pode mim prejudicar deveria ter dito bandas muito fracas.o resto dito ficou muito bom.essa de Manoel Jorge falar de bandas do município é história porque ele trabalha para a prefeitura.gistaria que o prefeito fizesse alguma coisa pelo nosso balneário que é um paraíso só falta ele esquecer de Luiz durão e trabalhar pelo nosso Pontal trazendo bandas boas para trazer mais turistas.grande abraço.Bom trabalho.luiz vem aí.

 

 

 

Comentários Facebook