BPMA fiscaliza pesca ilegal em lagoa de Linhares

41

Durante a noite desta quarta-feira (08), militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), receberam uma denúncia anônima de pesca ilegal. A ação ocorreu na Lagoa Nova, em Linhares.

Segundo informações, uma caminhonete branca teria deixado algumas pessoas e um reboque cheio de redes de pesca às margens da lagoa.  De posse das informações, a equipe deslocou-se até o local e realizou patrulhamento no entorno, onde foi possível ouvir barulho do motor da embarcação.

Sabendo que é comum que os pescadores coloquem as redes à noite, a equipe policial aguardou no local com o intuito de flagrar a ação denunciada. Por volta das 5h da manhã desta quinta-feira (09), foi localizado uma caminhonete S10 de cor branca com reboque nas proximidades da lagoa. Foi realizada a abordagem ao veículo e aos três ocupantes, sendo encontrado na carroceria um motor de barco marca Yamaha de 15 HP, e no reboque do veículo sete redes de emalhar, totalizando 2.500 metros lineares e aproximadamente 90 kg de pescado.

Os abordados, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados na 16ª Delegacia Regional de Linhares, tendo em vista o desacordo à instrução normativa IBAMA nº 195, de 02 de outubro de 2008 que versa sobre o período de proteção à reprodução natural dos peixes, conhecido por piracema.

O BPMA, na figura do 1ºPel/2ªCia, estará fiscalizando o período de defeso e da piracema na região até o dia 28 de fevereiro.

Comentários Facebook