Circuito une livro e show em homenagem aos 30 anos de Madalena do Jucu

79

Nessa sexta-feira, dia 20, no centro histórico de Vitória, acontece um circuito em homenagem aos 30 anos da gravação de Madalena do Jucu, samba adaptação do congo capixaba gravado por Martinho da Vila em 1989.  A programação começa às 19 horas, na Livraria Trapiche Café, com um bate papo com a autora do livro “30 anos da gravação de Madalena do Jucu: perspectivas históricas e novos alcances”, a jornalista e mestra em Culturas, Déborah Sathler. Logo depois, às 21 horas, o cantor e compositor carioca Tunico da Vila, comanda um show temático na Casa de Bamba junto com as cantoras capixabas, Amanda Menezes e Bruna Kethily, que participam de sua banda.

A escritora realizou escutas humanizadas, por meio de rodas de conversas, com conguistas, mestres e matriarcas da cultura do congo. O livro conta com entrevistados como Martinho da Vila, Viviane Mosé, Maestro Rildo Hora, o artista plástico Elifas Andreato entre outros. “Entendo cultura como um modo de ler a vida, de entender o mundo e o conguista possui muita sensibilidade e uma expertise da realidade. Eles fizeram apontamentos incríveis no livro e pude ouvir as percepções deles de como a gravação abriu novas possibilidades dentro dessa cultura. O livro uma ode à identidade cultural negra e desnudou violações de direitos humanos, com relatos de intolerância e preconceito nessas comunidades musicais”, falou Déborah Sathler. O livro teve apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo e foi realizado com recursos do FUNCULTURA.

Tunico disse estar feliz em participar de mais esse projeto no Espírito Santo, terra que escolheu para viver. “Já realizamos inúmeros projetos por aqui como o Sambacongo no Viradão Cultural, o show Sagrada Paz no Teatro da Ufes de combate à intolerância, intercâmbios entre músicos capixabas e artistas nacionais, projetos inclusivos e afetivos que divulgam o estado por meio de videoclipes. O último que lancei pela Sony Music, mostro a Vila Rubim e a Feira de Jardim da Penha, meu cantinho no universo. Escolhi viver aqui, daqui saio para fazer shows, os tempos de hoje permitem isso, sou um artista de uma multinacional e me permito morar numa ilha com qualidade de vida e amor, é isso que preciso”, disse Tunico da Vila.

Agenda:

Data: 20/12/2019- sexta-feira

Livro e Show 30 anos de Madalena do Jucu

Programação
19h Bate papo e autógrafos com a autora Déborah Sathler na Livraria Trapiche

21h Show de samba na Casa de Bamba com Tunico da Vila + Amanda Menezes +Bruna Kethily

Endereços:
Livraria Trapiche R. Gama Rosa, 236 – Centro, Vitória – ES (27) 99956-0277
Casa de Bamba R. Gama Rosa, 154 – Centro, Vitória – ES (27) 3026-7868
Entrada: Couvert R$20| Livro + Couvert R$50

Informações : (27) 99889-1677

Comentários Facebook