Indústria conta com recursos do Bandes para investir em automação e aprimoramento nos processos

Empresários podem contratar crédito do banco para melhoria da produção industrial.

42

A evolução tecnológica no setor industrial é cada vez mais rápida e impactante, fazendo com que o aprimoramento e modernização da produção industrial sejam fatores decisivos no mercado. Para aumentar a competitividade na indústria capixaba é necessário planejar ações e investir nas etapas de produção. Para contratação destes recursos necessários para o investimento, o meio empresarial conta com o apoio das linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

A realização de investimentos em automação industrial (máquinas, equipamentos e tecnologia) possibilita ganho em produtividade e em criação de valor agregado. Outro fator importante está na estratégia de automatização de áreas e processos. Esta ação proporciona à indústria uma série de benefícios de produção, como aumentar o controle sobre as operações, monitorar e levantar e compartilhar informações, além de diminuir o risco de erros e melhorar os resultados.

A busca constante por inovação ajuda as empresas a potencializarem sua competitividade. Isso se torna possível à medida que se desenvolve novos produtos e serviços ou promove melhorias, possibilitando alcançar novos segmentos e aumentar a lucratividade.

Com o avanço da tecnologia da informação e da automação, as indústrias deram um salto de produtividade nos últimos anos. Investir em inovação hoje já não é uma escolha, mas sim uma necessidade para manter a competitividade.

Por isso, o Bandes atua de forma estratégica junto ao setor empresarial capixaba disponibilizando recursos necessários a estes investimentos. O atendimento é feito de forma orientada para que o investimento produtivo tenha agilidade e eficácia em sua aplicação. Para que isso seja possível, é essencial que o empresário construa um planejamento estratégico com foco na melhora da produção. Desta forma, todas as ações a serem executadas terão impacto na promoção de um ambiente favorável que possibilite desenvolver a inovação nos processos.

Destaca-se neste planejamento que é necessário observar que nem sempre a criação de um novo processo ou aquisição de tecnologia se traduzirá automaticamente em inovação do negócio ou ganho de mercado. A adoção de bons modelos de gestão e modernização da metodologia de trabalho proporciona um maior controle da produção, de forma alinhada as metas pretendidas e, de forma indireta, são capazes de transformar a produção industrial. Os sistemas integrados de gestão industrial, por exemplo, têm uma importância fundamental para fazer essa inter-relação entre a gestão e a produção.

Antes de investir em novas tecnologias, as indústrias devem avaliar mudanças na cultura dos negócios e focar em empreendedorismo. As linhas de crédito do Bandes atuam em todas as etapas produtivas e permitem que o empresário possa empregar os recursos necessários para o ganho de competividade. As linhas de crédito do banco para indústria podem ser empregadas na aquisição de máquinas, equipamentos, investimento em tecnologia, inovação e capacitação da equipe, além de estruturação do parque industrial para atuação da empresa no mercado exterior.

Comentários Facebook