CÂMARA INSTITUI ‘SETEMBRO AMARELO’ EM SÃO MATEUS PARA PREVENÇÃO CONTRA O SUICÍDIO

 De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um número equivalente a um suicídio a cada 45 minutos

19
Jorginho Cabeção é autor do projeto

Com o propósito de estimular as iniciativas de prevenção ao suicídio no município de São Mateus, o plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 072/2019 do vereador Jorge Recla (Jorginho Cabeção), que institui o “Setembro Amarelo”, no município, a ser referenciado, anualmente, sendo escolhido o 10 de setembro como o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio .

Ações

Nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação em amarelo e a aplicação da campanha ou sinalização, alusivo ao tema, durante todo o mês de setembro, também haverá ações destinadas à população, com os seguintes objetivos: Alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas passiveis causas; contribuir para a redução dos casos de suicídios; estabelecer diretrizes para desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema e estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de iniciativas, programas e projetos na área da educação e prevenção.

“Oficializar o ‘Setembro Amarelo’ em nosso munícipio é um meio de fortalecer a campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio. Essas ações podem e devem fazer a diferença, ajudando a salvar vidas”, disse Jorginho Cabeção.

Triste Estatística

 De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um número equivalente a um suicídio a cada 45 minutos. No mundo, há uma tentativa falha de tirar a própria vida a cada três segundos – e uma definitiva a cada 40 segundos, chegando à cerca de 1 milhão de suicídios em todo o planeta.

Segundo os mesmos dados, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ficando atrás de violência interpessoal e acidentes de trânsito. Cerca de quase todos esses suicídios estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão.

Comentários Facebook