São Mateus discute bandidagem em audiência pública no SESC nesta quarta (20)

82
O vereador Jozail do Bombeiro já havia proposto a audiência para São Mateus

A Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), chega a São Mateus nesta quarta-feira (20) para escutar os problemas da população. E na audiência pública marcada para as 18h30, no auditório do Sesc, no bairro Fátima, as principais reclamações são os roubos e furtos, havendo média de nove casos por dia destes delitos – e sem contar as subnotificações.

A audiência pública havia sido sugerida há mais de um mês pelo vereador e secretário da Câmara de São Mateus Jozail do Bombeiro (PTB) diante dos constantes casos de assaltos, furtos, estupros e homicídios que têm ocorrido no município, com grande incidência em Guriri, além de outros municípios do Norte, o que requer a presença dos integrantes da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.

E por coincidência, a audiência acontece na semana em que São Mateus, Jaguaré e Pinheiros tornaram-se destaque no noticiário com tentativas de assaltos e tiroteios, que levaram à prisão de dois bandidos, um linchado pela população (Jaguaré), um empresário baleado, uma mulher atingida com bala perdida (Pinheiros). Vale destacar os casos de estupros e tentativas no balneário de Guriri, onde um maníaco de moto preta está espalhando terror entre as mulheres. Semana passada uma adolescente der 15 anos permaneceu 5 horas em poder dois maníacos armados, e estuprada na areia da praia, nos fundos da Igrejinha.

PRESENÇA

Bahiense confirmou presença na audiência e disse que espera contribuir no debate dos problemas da cidade mateense. “Sabemos que São Mateus é referência para os municípios do norte capixaba e também do sul da Bahia. Acaba sendo corredor de passagem de muitas pessoas e, lamentavelmente, os delitos acabam acontecendo. Não raro aconteceram roubos de carros na cidade que foram no estado baiano”, explicou o deputado.

Deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL)

Cidade turística que também tem sido afetada pela mancha de óleo despejada no Nordeste brasileiro, São Mateus registrou, de janeiro a outubro deste ano, 2.951 casos de roubos e furtos: média de 9,7 crimes desses tipos a cada dia.

“São quase 10 casos por dia, sem contar os que ficam subnotificados por falta de registros pelos mais diferentes motivos, seja por uma delegacia que fica longe ou por a pessoa simplesmente não comunicar o fato mesmo. É preciso que isto ocorra, até mesmo para que a polícia possa ter um mapa de combate ao crime mais eficaz”.

Com mais de 30 anos de atuação na Polícia Civil, o delegado Danilo Bahiense ressaltou que a segurança pública não é só dever do governo do Estado, a partir das ações mais enérgicas das polícias.

“Os poderes Judiciário e Legislativo podem contribuir muito, assim como o Ministério Público. E destaco ainda o poder das cidades. As câmaras municipais e as prefeituras têm possibilidade de ter um protagonismo. Isso pode ocorrer com a criação de gabinetes de gestão integrada, propostas para criação de uma guarda municipal armada, adoção e preservação de ambientes organizados, com boa limpeza e iluminação, além de acesso à cultura e à educação”, disse o deputado.

Bahiense disse que vai incentivar que as câmaras municipais de São Mateus e região adiram à carta de intenções firmada entre a Comissão de Segurança da Assembleia e Associação das Câmaras Municipais e dos Vereadores do Espírito Santo (Ascamves). “Quanto mais gente fazendo o dever de casa, melhor”.

A Comissão de Segurança, presidida pelo deputado Danilo Bahiense (PSL)  já realizou audiências públicas no decorrer deste ano em  Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Aracruz, Linhares, Fundão, Rio Novo do Sul, Guaçuí, Ecoporanga, Presidente Kennedy e Guarapari.

Serviço

Audiência Pública: “Segurança Pública: Direito e Prioridades”

Data: Quarta-feira (20)

Horário: 18h30

Local: Auditório do Sesc/Centro de Atividades de São Mateus, localizado na Rua Coronel Constantino Cunha, 1.738, Bairro Fátima.

Comentários Facebook