Capixabas rumo a Santa Catarina para Jogos Escolares da Juventude

    Delegação do Estado contará com 214 estudantes, com idades entre 12 e 17 anos

    58
    Foto Divulgação

    Depois de quase um ano de muita expectativa, está chegando a hora. A partir deste sábado (16), terá início a edição 2019 da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau, Santa Catarina. O Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Lazer, investirá cerca de R$ 500 mil para levar a delegação capixaba aos Jogos.

    O Espírito Santo será representado nos JEJ com uma delegação de 246 pessoas, sendo 214 estudantes. Os atletas disputarão as categorias infantil, na faixa de 12 a 14 anos, e juvenil, de 15 a 17 anos. O Estado será representado por 91 escolas de 17 municípios.

    Ao todo, o Estado brigará por medalhas em 13 modalidades, divididas em três blocos. No primeiro, do dia 17 ao 20, acontecem as competições de basquete, handebol, judô e wrestling. No segundo, entre os dias 21 e 25, atletismo, badminton e vôlei. E no terceiro, do dia 27 ao 29, ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

    Na fase nacional dos JEJ do ano passado, realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, os capixabas voltaram para casa com 23 medalhas na bagagem: seis ouros, nove pratas e oito bronzes. Para chegar a Blumenau, várias etapas foram superadas pelos atletas. No caso das modalidades individuais, a classificação veio através dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). Já as coletivas, além das etapas regionais e finais dos JEES, algumas equipes tiveram que passar ainda pela etapa regional dos JEJ, que aconteceu em setembro, em Cascavel, no Paraná, reunindo os estados do Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul.

    Foram os casos dos times femininos, infantil e juvenil, do Instituto de Pesquisas Educacionais, o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim. Com as medalhas de prata conquistadas no Paraná, as equipes garantiram suas vagas para Santa Catarina. Já as quatro equipes do Colégio Castro Alves, de Cariacica, feminino e masculino, infantil e juvenil, que estarão na disputa em Blumenau, se classificaram de forma direta, sem passar pela etapa regional, por conta dos resultados obtidos em 2018, em Natal. O mesmo aconteceu com a UMEF Nice de Paula, de Vila Velha, vice-campeã de basquete feminino infantil na capital potiguar.  

    No total, cerca de seis mil estudantes estarão em Blumenau para a competição. Ao longo de 2019, contando as seletivas estaduais, regionais e municipais, os Jogos Escolares reuniram 2 milhões de jovens, envolvendo 40.000 escolas públicas e particulares de 4 mil municípios do País.

    Assessoria de Comunicação da Sesport
    Denys Lobo
    Rodolfo Mageste
    Comentários Facebook