Hospital Infantil de Vitória realiza o 1º simpósio de prevenção e tratamento de feridas em pediatria

O evento é voltado para profissionais e acadêmicos de pediatria de todo Estado.

21
Foto: Divulgação/Sesa

Nesta terça (12) e quarta-feira (13), acontece o 1º Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas em Pediatria, do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória. O evento, realizado pela Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do HINSG é voltado para profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros, que atuam na pediatria ou estão em processo de formação.

Na abertura do simpósio, a presidente da Comissão, a enfermeira Fernanda Macedo, ressaltou a importância da equipe multidisciplinar no tratamento e na prevenção de feridas em pediatria. “Todo o profissional que integra a equipe tem a sua parcela de responsabilidade na prevenção e todos precisam estar presentes no cuidado”, disse.

A comissão é formada por profissionais de diferentes áreas como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e médicos da cirurgia plástica, ortopedia, cirurgia vascular, dermatologia, que compartilham conhecimento de forma democratizada.

Segundo a cirurgiã plástica e membro efetivo da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do HINSG, Rosalie Torrelio, o Simpósio tem por objetivo, além de difundir e compartilhar a prática multiprofissional no tratamento e prevenção das lesões na pediatria, poder mostrar o que o Hospital Infantil de Vitória vem fazendo na área, nos últimos anos. “No Espírito Santo, o hospital é uma referência, tanto na parte de pediatria quanto na parte de tecnologia e no cuidado. É importante mostrar o que é possível fazer e, durante o simpósio, apresentar como conseguimos, os nossos caminhos percorridos e os resultados”, afirmou.

O evento também busca disseminar conhecimento, melhorando a prática na assistência aos cuidados com a pele do paciente pediátrico e contou, em sua primeira parte, com aulas ministradas por profissionais, em especial, da área da dermatologia, como a participação da dermatologista Isabela Guimarães, que falou sobre “A pele na pediatria”; a enfermeira Ana Lígia Sousa abordou os “Cuidados com as ostomias na pediatria”; e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende), a enfermeira Dulce Janaina Gomes de Morais, abordou a temática dos “Cuidados com a pele na pediatria”.

Em sua fala, Dulce Janaina destacou a importância da discussão. “Temos aqui hoje um assunto relevante e que não se discute muito, a dermato na área da criança. A pele é o maior órgão do corpo e muitas vezes esquecemos disso. Há estudos que comprovam que infecções quando o paciente está no âmbito domiciliar entram por meio da pele. Se não tivermos essa pele bem cuidada, temos esse paciente altamente expostos às infecções”, explicou.

O evento segue até esta quarta-feira (13), e contará com a participação de palestrantes como a enfermeira especialista em terapia nutricional, Simone Erlacher Medici; a infectopediatra do HINSG, Euzanete Maria Coser; o mestre e doutor em Ciências/Engenharia Biomédica, membro da European Wound Management Association (EWMA), Dr. Adriano Mehl; entre outros. E serão abordados temas como cuidados com a pele; lesão por pressão; curativos no pós-operatório; infecções e feridas; terapia de pressão negativa; oxigenoterapia hiperbárica; queimados; e nutrição.

Programação

13 de Novembro

8h: Conferência 3 – Tratamento ambulatorial de feridas – Apresentação Empresa Cristália

4º módulo: Queimados

8h35: Apresentação do CTQ HINSG: o ônus da criança queimada – Gilceli Miossi Poloni (Assistente social CTQ-HINSG).

8h45: Atendimento Inicial da Criança Queimada – Dra. Larissa Scheidegger (Pediatra Neonatologista-HINSG).

9h05: O papel da Fisioterapia no tratamento do médio e grande queimado – Clarissa Alcantara Roldi (Fisoterapeuta Membro da CPTL-HINSG) e Fabiana Pedroni Bravim (Fisioterapeuta  CTQ-HINSG).

9h25: O uso da membrana de biocelulose no tratamento da criança queimada – Cynthia Veiga (Enfermeira Estomaterapeuta)

9h55: A atuação da cirurgia plástica no paciente pediátrico queimado – Dra Maria Alice Domingues Rezende (Cirurgiã Plástica HINSG)

10h15: Discussão e perguntas

10h35: Oxigenioterapia Hiperbárica: Indicações e contraindicações no tratamento de feridas – Dra Lívia Gomes de Figueirêdo (Médica Hiperbarista pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica).

11h10: Conferência 5 – Workshop Nestlé: Opções de Suplementos Alimentares para o Tratamento de Feridas, com Renza P. Mai, nutricionista (assessoria Nestlé)

11h45: intervalo

13h: Entrega os certificados

5º Módulo – Terapia por pressão negativa e suas variações

13h05: A experiência do Serviço na utilização da terapia de pressão negativa – Dra. Rosalie Torrelio (Cirurgiã plástica, Membro da CPTL HINSG).

13h35: Opção em terapia de pressão negativa portátil: Tecnologia Avelle – Ana Lígia Martins Sousa (Enfermeira Estomaterapeuta -Empresa Convatec).

13h50: Relato de caso da instituição utilizando a tecnologia Avelle – enfermeira Jordana S. Uhlig (CPTL-HINSG)

14h: Modalidades de terapia por pressão negativa – Instilação e Tecnologia SNAP – enfermeira Anne karoline T. Rocio, especialista em produtos da Favily

14h30: Relato de caso da instituição utilizando a tecnologia SNAP – enfermeira Rita de Cassia Rangel Correa (CPTL-HINSG)

14h40: Discussão e perguntas

14h50: intervalo

6º Módulo – Nutrição e Cicatrização

15h20: Equipe de terapia nutricional e metabólica do HINSG: nossos protocolos – Dra. Bruna J. L. Tanure, pediatra e nutróloga (HINSG)

15h40: A nutrição na pediatria – Sara Almeida Bezerra de Oliveira (Nutricionista, Membro da CPTL-HINSG).

15h55: A importância de uma adequada suplementação na cicatrização – Dr. Adriano Mehl (Mestre e Doutor em Ciências/Engenharia Biomédica, Membro da EWMA)

16h25: Discussão e perguntas

 FOTO: Divulgação Sesa/ES

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Comentários Facebook