CÂMARAS DA MICRORREGIÃO NORDESTE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO POLÍTICA EM SÃO MATEUS

37
Vereadores e servidores participaram do encontro na Faculdade Vale do Cricaré

Vereadores da Microrregião Nordeste e servidores da Câmara de São Mateus participaram da apresentação e aula inaugural do curso pioneiro “Capacitar para Legislar”, realizado pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) em parceria com Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), responsável por ministrar as aulas que acontecerão nas dez microrregiões do Espírito Santo.

O evento aconteceu na última sexta-feira (18), no mini auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), com suporte da Câmara de São Mateus.

Presenças

Estiveram presentes o Superintendente Executivo da Ascamves, Juscelino Brzesky; Subsecretário da Casa Civil, Marcos Delmaestro; Assessor Especial da Casa Civil, Anderson Gossi; Professora Nelci Gazzoni, Diretora Presidente da Esesp; Presidentes de câmaras municipais (Jorge Recla, São Mateus e Ernesto Brunoro, Mucurici); vereadores mateenses Aquiles Moreira, Doda Mendonça e Jaciara Teixeira; Vice-presidente da Câmara de Pinheiros, Valdirene Alves Santana e o vereador pinheirense Pablo Renan do Nascimento; Rogério Borges Almeida, vereador de Mucurici; Sidicley Esteves, parlamentar representante da Câmara de Ponto Belo e servidores do Legislativo mateense.

“Esperamos que todos tenham tido um bom aproveitamento desta aula inaugural e que, através deste aprendizado, possamos colocar em prática no nosso dia a dia”, disse o anfitrião, vereador Jorge Recla, o Jorginho Cabeção.

“Capacitar para Legislar é uma forma de contribuição social do Governo do ES, estamos dentro da casa de vocês entregando conhecimento. É uma grande ferramenta de transformação social”, enfatizou o subsecretário da Casa Civil, Marcos Delmaestro.

“Este curso foi criado para trazer para próximo dos vereadores e servidores esta oportunidade de qualificação. Esta é a nossa missão, encurtar a distância para a capacitação para representar bem a sociedade”, explicou o Superintendente Executivo da Ascamves, Juscelino Brzesky.

“Às vezes, os vereadores confundem a função do Legislativo com o Executivo e é muito problemático quando alimentam este tipo de desconhecimento. É importante sim ter o máximo de informações, de aprendizado, de como levar de fato o mandato”, disse Jaciara.

Foco em políticas públicas

Responsável pela aula de abertura, o coordenador do curso de mestrado em Políticas Públicas da Emescam, César Albenes, narrou o desenvolvimento da política desde o surgimento da democracia na Grécia Antiga, seu amadurecimento, a conquista democrática dos brasileiros com a Constituição de 1988 e a importância de implementar políticas públicas nas cidades capixabas, seguindo a plataforma internacional Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030. “Junto com o Executivo a Câmara é co-responsável pela gestão do município, para fazer a cidade funcionar e as políticas públicas acontecerem, de fato, na saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outras”, lembrou o professor.

“O curso foi ótimo, principalmente a palestra do professor Albenes, que retratou bem a nossa realidade. Na segurança, por exemplo, vimos que São Mateus está registrando muitos crimes contra mulheres. Isso tem que mudar”, disse o servidor Edivanilton Oliveira Bonifácio, assessor técnico administrativo da Câmara de São Mateus.

 

Parceria

Nelci Gazzoni, Diretora Presidente da Esesp, frizou que este é o início de uma parceria inovadora com todas as casas legislativas municipais do Espírito Santo “A Esesp trabalhava apenas com a capacitação de servidores. A partir deste momento, o governo do estado a coloca à disposição de todas as câmaras municipais”.

“Sou a única mulher parlamentar no município de Pinheiros

e é a primeira vez que eu participo de um curso desse. Estou muito feliz de estar aqui e o que aprendemos, vamos levar para a nossa cidade”, afirmou a vereadora Valdirene

“Parabenizo a Ascamvi por estar trazendo esta inovação e o Governo do Estado pelo incentivo, por estar levando esta ideia adiante, mostrando cada vez mais qual a real função do vereador”, destacou Ernesto Brunoro, presidente da Câmara de Mucurici.

“Só existe uma saída. A gente só avança com conhecimento e educação, sendo ferramenta de transformação” salientou Delmaestro.

Microrregião

Fazem parte da Microrregião Nordeste do ES os municípios de São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo, com um número estimado de 289 mil habitantes (7% da população capixaba). 

Marcos Delmaestro, apresentou dados estatísticos do Instituto Jones dos Santos Neves referentes à região, levantamento que aponta São Mateus aquém de outros municípios no fator desenvolvimento.

“Em cima de geração de emprego e renda, por exemplo, Montanha Lidera, depois vem Pedro Canário, Mucurici, Pinheiros, São Mateus, Ponto Belo, Jaguaré, Conceição da Barra e Boa Esperança.”

“Estes índices nos preocupam bastante, São Mateus é a maior cidade desta região e precisa reagir com uma gestão determinada a reverter este quadro. Um gestor público não pode inverter prioridades”, disse Jorge Recla.

 EAD

Além do modelo de aula presencial, é ofertada a modalidade de Educação a Distância (EAD).

Já estão abertas aos vereadores e servidores de câmaras as inscrições para os cursos gratuitos de Ética na Administração Pública e Elaboração de Termos de Referência para Licitações.

Maiores informações no site da Esesp.

 

Comentários Facebook