Aprovada a promoção de seminário antidrogas nas escolas da rede municipal

A Lei agora precisa ser sancionada pelo Executivo para entrar em vigor

38
Colégio João Pinto Bandeira é da rede municipal

 A Câmara de São Mateus aprovou na última terça-feira (01) o Projeto de Lei 029/2019, de autoria do vereador Jozail do Bombeiro, que dispõe sobre a realização de seminário antidrogas no início do ano letivo das escolas da rede municipal de ensino.

Tão logo a Lei seja sancionada e publicada pelo Chefe do Poder Executivo, ficará a Secretária de Educação do Município de São Mateus obrigada a realizar em seus estabelecimentos de ensino, seminário de orientação e prevenção contra as drogas. “Nosso objetivo com esta proposição é fazer com que a escola preste informações aos alunos da rede, bem como a seus familiares, sobre a nocividade e as consequências do uso de entorpecentes, da dependência química. A realização do seminário será por meio de palestras e debates, painéis, cartazes e vídeos”, disse Jozail.

Envolvidos

O seminário contará com a participação do corpo docente da escola, médicos de rede municipal de saúde, conselheiros tutelares, policiais militares, civis e federais, Poder Judiciário e Ministério Público como palestrantes. Outras Autoridades e pessoas ligadas ao tema, entre elas ex-dependentes, também poderão ser convidadas a ministrar palestra.

Pesquisa

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela o aumento do acesso precoce a bebidas alcoólicas e a drogas ilícitas entre alunos do 9º ano do ensino fundamental. Mais da metade dos jovens (55%, ou 1,44 milhão de alunos) relataram já ter tomado ao menos uma dose de bebida alcoólica, proporção superior aos 50,3% do levantamento anterior.

Revelaram ter experimentado alguma droga ilícita 9% dos alunos, proporção maior que dos 7,3% da pesquisa anterior.
Quanto ao uso do tabaco, o levantamento detectou  aumento de 5,1% para 5,6% no número de jovens fumantes.

 

Comentários Facebook