Detran realiza ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

27

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da equipe de educação do Detranzinho – o espaço de educação do Órgão –, deu continuidade à programação da Semana Nacional de Trânsito, realizando diversas atividades nos municípios de Cariacica e Serra, nesta segunda-feira (23).

Em Cariacica, a equipe do Detran|ES esteve no Colégio Passionista, trabalhando a educação no trânsito com cerca de 200 alunos, com idade entre 04 e 14 anos. Os estudantes participaram de diversas atividades, entre as quais figuraram teatro de fantoche, transitolândia e roda de conversa.

Cerca de 100 crianças e adolescentes da Sociedade Brasileira de Cultura Popular Cidade do Garoto, situada no município da Serra, e que já estavam trabalhando o tema trânsito em suas atividades no mês de setembro, participaram, pela manhã, da transitolândia e de rodas de conversa, juntamente com os agentes de educação do Detran|ES.

Além disso, houve ainda abordagens aos condutores, pedestres, e comerciantes, na Avenida Central e no Terminal de Ônibus, em Laranjeiras, realizada pelo Yellow Group do Detran|ES, com o objetivo de conscientizar o público para a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito.

Semana Nacional de Trânsito (SNT)

Com previsão estabelecida por meio do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.

O objetivo da SNT é conscientizar a sociedade com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana no ES

O Governo do Estado, por meio do Detran|ES, elaborou um cronograma intenso de atividades para a Semana Nacional de Trânsito, até esta quarta-feira (25), por meio de ações, intervenções e abordagens educativas nas vias públicas da Grande Vitória e do interior, primando pela conscientização e importância de todos os usuários da via atentarem para a preservação da vida e respeito ao próximo, bem como às normas de circulação e conduta.

Além disso, estão programadas operações de fiscalização Força pela Vida e palestras educativas em escolas, ações sociais, instituições de ensino, desde o ensino infantil até o nível superior, bem como palestras em empresas privadas, participação em eventos como o “Reconecta”, passeios ciclísticos, dentre outros.

O Detran|ES participará ainda de eventos em parceria com órgãos/instituições públicas e privadas, como o BPTRAN, Ministério Público do Trabalho, Assembleia Legislativa e empresas do setor privado.

Detranzinho

Durante todo o ano, o Detranzinho faz visitas nas unidades escolares para realizar atividades de educação de trânsito voltadas para crianças e adolescentes.

As escolas e instituições que quiserem receber Detranzinho Itinerante no seu município devem fazer a solicitação por meio de oficio endereçado ao diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que deve ser protocolado na sede do departamento ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

Com Informações: Assessoria de Comunicação do Detran-ES

Comentários Facebook