Governador visita linha de produção de ônibus da Marcopolo em São Mateus

51

Nesta quarta-feira (18), o governador Renato Casagrande foi até o município de São Mateus, na região norte do Estado, para conhecer a unidade da empresa Marcopolo. Está sendo produzida no local a maioria dos novos veículos do Sistema Transcol com ar-condicionado, que fazem parte da renovação da frota iniciada este ano.

“Este ano estaremos entregando 120 ônibus daqui da empresa e mais 12 de outra empresa. Para nós é importante vermos que os ônibus foram produzidos aqui, com mão de obra local, financiado pelo Banco do Estado. Queremos que a atividade econômica fique no Estado”, afirmou Casagrande.

Dos primeiros novos veículos que foram adquiridos pelos consórcios operadores do Sistema Transcol, mais de cem serão produzidos pela montadora, sendo que mais da metade já foi entregue. A empresa inaugurou no início deste ano a linha de montagem de ônibus modelo urbano no norte do Estado para atender a demanda da renovação de frota do sistema Transcol, gerando mais empregos e renda no Estado.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também destacou a importância dos investimentos que vão além da mobilidade. “Este é um momento muito marcante. Nós assumimos o compromisso de renovar a frota do Transcol e melhorar o serviço. Mas conseguimos também que parte da produção  dessa demanda ficasse aqui no Estado e fosse financiada pelo banco do Estado”, asseverou.

O gerente industrial da Marcopolo, Regis Magnus, apresentou a empresa e os investimentos feitos para atender a demanda dos novos coletivos.”Produzimos aqui os [ônibus] urbanos e a linha Volare. Nesta unidade, já entregamos mais de dois mil veículos desde 2014 e seguimos investindo.  Nos próximos passos projetamos um investimento próximo a R$ 15 milhões para uma nova linha de produtos visando uma verticalização maior e se tornando mais independentes da unidade de Caxias do Sul [RS]”, destacou.

Também participaram da visita integrantes das Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e de Desenvolvimento (Sedes), além da Ceturb-ES, Bandes e Banestes. Entre eles, o secretário de Desenvolvimento, Marcus Kneip Navarro; o diretor presidente da Ceturb, Raphael Trés; e o presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

Transporte Coletivo

No início do mês de setembro começou a funcionar na Grande Vitória a integração dos cartões de bilhetagem eletrônica dos Sistemas Transcol e com os sistemas municipais: os cartões do sistema Metropolitano podem ser usados para pagar a tarifa dos sistemas municipais e vice-versa. Essa é a última etapa para que a integração tarifária possa acontecer, o que está previsto para 2020.

Em janeiro deste ano, o governador anunciou a renovação de frota do sistema com a aquisição de veículos climatizados, atendendo a pedido da população da Grande Vitória. Até o momento, cerca de 40 veículos com ar condicionado já estão operando no sistema e este número deve chegar a 100 até o final deste ano e 600 até o final de 2022.

Todos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal). Os últimos veículos novos foram entregues ao sistema em 2014, ainda durante o primeiro mandato do governador Renato Casagrande.

Em maio, foi lançado o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma para dispositivos móveis, em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo nos coletivos que já disponibilizam o serviço. Atualmente, mais de 400 veículos das linhas troncais passam a contar com a rede a bordo.

Com Informações: Assessoria de Comunicação do Governo Giovani Pagotto

Comentários Facebook