Vila Velha: Reforços na segurança, esporte e infraestrutura anunciados na Assembleia Popular

85
Prefeito Max Filho deu volta na viatura da Guarda Municipal

Mais segurança para Vila Velha. Na Assembleia Popular desta segunda-feira (12), o prefeito Max Filho promoveu a entrega de dez viaturas para a Guarda Municipal, na Praça Duque de Caxias, Centro. Os veículos serão utilizados para o patrulhamento das cinco regiões da cidade.

“A Prefeitura de Vila Velha reconhece a importância da Guarda Municipal, que foi exemplo em diversas ocasiões, como, por exemplo, durante a paralisação da Polícia Militar, em 2017. Nomeei, em 2008, os primeiros aprovados para o concurso da corporação e, nesta gestão, completamos o quadro de 300 agentes, dando posse a outros aprovados. Nesta administração, estamos estabelecendo o plano de carreira da Guarda Municipal, cuja frota está sendo renovada”, afirmou Max Filho, ao lado do vice-prefeito, Jorge Carreta, e dos vereadores Antônio José Siqueira (PM Chico Siqueira) e Patrícia Crizanto.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (Semdest), Oberacy Emmerich Junior, reforçou que a frota da Guarda Municipal contará com novos veículos e que a Prefeitura de Vila Velha tem ainda um projeto avançado para a aquisição de 200 câmeras de videomonitoramento.

“A Prefeitura de Vila Velha já tem os recursos necessários para que mais viaturas atendam às comunidades do município e já trabalha para a aquisição de 200 câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas em bairros estratégicos, como Santa Rita, por exemplo”, declarou o coronel Emmerich.

Após a entrega simbólica dos veículos, o prefeito Max Filho conduziu uma das novas viaturas por algumas vias do Centro, ao lado da subsecretária da Guarda Municipal, Elisangela Fraga de Oliveira da Silva.

Medalhista e Bolsa Atleta 

A continuidade da Assembleia Popular ocorreu no Teatro Municipal, que contou com a visita do campeão mundial do revezamento 4 x 100 metros, Paulo André Camilo.
O atleta faturou a medalha de ouro no revezamento 4 x 100m e a prata nos 100m rasos nos Jogos Pan-Americanos, disputados em Lima, capital do Peru, até o domingo (11). Paulo André compareceu à reunião com o pai e instrutor, o professor de Educação Física, Carlos Camilo, e com o irmão Thiago de Castro Oliveira.

Homenageado durante o encontro desta segunda-feira (12), Paulo André deu os seus primeiros passos no esporte na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Rubens José Vervloet Gomes, também conhecida como Vila Olímpica, localizada em Soteco.

“Tenho um carinho especial por Vila Velha. Vivo um momento muito feliz em minha carreira”, disse Paulo André, que foi elogiado pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo, que aproveitou para comemorar a publicação do Edital de Chamamento Público nº 03/2019, (baseado na Lei 6.171/2019 – sancionada pelo prefeito Max Filho) para a seleção de atletas e paratletas de alto rendimento interessados em receber o Bolsa Atleta – Vila do Esporte.

“Vivemos um momento muito importante para o esporte de Vila Velha. A publicação, no Diário Oficial do município, do Chamamento Público que efetivamente possibilita o acesso ao Bolsa Atleta – Vila do Esporte é o resultado de um árduo trabalho da atual administração municipal”, ressaltou Luiz Felipe Faria de Azevedo.

Financiamento internacional

Ainda durante a Assembleia Popular, o prefeito Max Filho e o secretário municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Santos, informaram que o projeto de captação do primeiro financiamento internacional da história de Vila Velha, por meio do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), está se aproximando do estágio final.

“Nosso projeto vai contemplar mais de 150 mil pessoas, que serão atendidas pelo programa de obras de infraestrutura, sobretudo de drenagem e pavimentação. A Grande Terra Vermelha será uma das principais contempladas”, explicou Max Filho, que, na quinta-feira (8), participou do I Fórum de Prefeitos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata, no Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Vila Velha trabalha para que o Governo Federal aprove em todas as instâncias o plano de financiamento da ordem de US$ 27,6 milhões (aproximadamente R$ 110 milhões), que vai melhorar substancialmente a qualidade urbana de toda a cidade, principalmente das regiões mais carentes em infraestrutura.

“Nossa solicitação já está com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Em breve, o pedido de financiamento deverá ir para avaliação do Senado, que seria o último estágio”, explicou Ricardo Santos.

Elogios à Saúde

Moradores de vários bairros participaram da Assembleia Popular desta segunda-feira (12), elogiando, reivindicando e também fazendo críticas. Em Coqueiral de Itaparica, a comunidade comemorou a expansão do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde localizada no bairro.

“O posto de Coqueiral de Itaparica começou a atender, nesta segunda-feira (12), até às 21 horas. Venho publicamente elogiar à administração municipal pelo esforço. A unidade atende mais de 10 bairros”, enfatizou o presidente da Associação de Moradores de Coqueiral de Itaparica, Nelson Costa, que também elogiou as melhorias promovidas na praça do bairro.

 

Com informação: Secretaria de Defesa Social e TrânsitoSecretaria de GabineteSecretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos

Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão

 

Comentários Facebook