Sebrae ES cria ações para movimentar comércio do Centro, da Glória e de Campo Grande

A instituição recebe nesta quinta-feira (25) liderança de Santa Catarina para palestrar sobre revitalização de espaços comerciais

58

Com o objetivo de revitalizar espaços comerciais na Grande Vitória, como o Centro da capital; o bairro Glória, em Vila Velha; Campo Grande, em Cariacica e regiões de Viana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) promove nesta quinta (25) e sexta-feira (26) um ciclo de visitas, reuniões e palestras com a empreendedora e forte liderança Rose Macedo, que teve uma atuação importante no case “Rua Vidal Ramos”, um shopping a céu aberto no Centro de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento também conta com a presença do coordenador regional do Sebrae de Florianópolis, Iriberto Moschetta.

O projeto de revitalização da ilha do Sul do país se tornou exemplo para todo o Brasil e a metodologia usada para recuperar a pujança de espaços comerciais em Florianópolis está sendo aplicada em diversas cidades brasileiras. A intenção do Sebrae ES, enquanto parceiro desse movimento, é revitalizar espaços públicos capixabas para fortalecer o comércio, tornando-o competitivo e atrativo para o consumidor local e o turista.

A analista do Sebrae ES Clébia Pettene, responsável pelo evento, apontou que as ações serão desenvolvidas por uma governança formada pelas prefeituras e secretarias dos municípios envolvidos, além do governo do Estado, de faculdades, CDL’s, institutos, associações de bairro e do próprio Sebrae ES. “Vamos realizar capacitações de atendimento ao cliente e trabalhar na gestão do negócio, além da melhoria do visual de lojas. A ideia é criar um ar de shopping na rua, com limpeza, segurança, organização e planejamento. No Centro de Vitória, por exemplo, já está em andamento a revitalização do Mercado da Capixaba”, adiantou.

Rose Macedo é proprietária da empresa Long Beach By Rose e foi uma liderança fundamental para a revitalização da Rua Vidal Ramos, em Florianópolis, onde ficam suas lojas. Segundo ela, os comerciantes do local perceberam que estavam perdendo clientes, que migravam para os grandes shoppings, então surgiu a necessidade de modificar esses espaços para atrair novamente os consumidores.

“Todo empresário deve arrumar o lugar onde sobrevive. Melhorando o visual suas vendas vão melhorar, a loja vai ficar mais atrativa e vai resgatar o cliente que migrou para outros lugares. Acho que a Grande Vitória tem todas as ferramentas para atrair novos clientes para esses espaços, pois com a revitalização cria-se um conceito, tanto de segurança, quanto de atratividade. A gente passa para as pessoas que é bom, que é interessante ir àquele lugar. Depois da revitalização, a Rua Vidal Ramos se tornou um verdadeiro shopping a céu aberto”, contou.

Rose também ressaltou a importância do Sebrae como parceiro nesse trabalho de revitalização. “O Sebrae nos ensinou a atender nossos clientes e a mostrar a revitalização da porta para dentro, com vitrine mais atrativa, iluminação e visual diferenciados, além de um tratamento personalizado”, pontuou.

O Vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória, diretor da Federação das CDL’s do estado, Adriano Ohnesorge, falou sobre a importância da revitalização de centros antigos e históricos para a economia local.

“Não só para o comércio, mas também para o turismo, pois o aumento do fluxo de pessoas leva a um maior consumo para esses centros. Esse movimento é importantíssimo para o estado, que tem sofrido tanto com as questões de segurança. É algo que já esperamos há muito tempo e contamos com o envolvimento dos comerciantes. É importante que se ouça também a parte dos empresários, para que esse investimento seja o mais assertivo possível. Após essas medidas os empresários do entorno ficarão muito animados para investir novamente”, apostou.

Além de palestras e reuniões, a governança vai visitar a Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica; o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória e o Polo da Glória, em Vila Velha.

Programação: Revitalização de Espaços Comerciais

25/07 Das 08h30 às 10h30- Café da manhã em Cariacica/ES
Das 10h30 às 12h00– Visita local – Av. Expedito Garcia
Das 12h00 às 13h00 – Almoço
Das 13h00 às 17h00 – Visita ao Centro de Vitória – “Mercado da Capixaba” e entorno
Das 19h00 às 21h00 – Apresentação dos palestrantes no Sebrae/ES (Sebrae SC : Iriberto Moschetta – Coordenador Regional Florianópolis e Rose Macedo: Liderança da Rua Vidal Ramos)

 26/07– Das 08h30 às 10h30 – Café da Manhã no Polo da Glória – Vila Velha/ES (7km)
Das 10h30 às 12h00 – Visita local
Das 12h00 às 13h00 – Almoço
Das 13h00 às 14h00 – Reunião de fechamento dos trabalhos no Sebrae/ES

COM INFORMAÇÕES – Criar Comunicação Integrada

 

 

Comentários Facebook