Estados Unidos devem impor novas sanções ao Irã

9

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou a imposição de sanções adicionais ao Irã, a serem implementadas ainda hoje.

A decisão foi tomada como resposta ao abatimento de um drone de vigilância norte-americano pelo Irã na última quinta-feira (20). A ação iraniana foi justificada com base na invasão do espaço aéreo do Irã pelo drone, mas o governo dos EUA afirma que a aeronave foi abatida sobre águas internacionais.

Em resposta, Trump havia aprovado ataques retaliatórios a alvos iranianos, mas cancelou a ordem no último minuto.

O Departamento de Estado dos EUA se absteve de entrar em detalhes sobre as novas sanções, citando motivos estratégicos. No entanto, declarou que as punições serão aplicadas em larga escala.

Os EUA pediram ao Conselho de Segurança da ONU que realize uma reunião não-oficial, visando obter apoio internacional às suas políticas contra o Irã, além de tentar convencer o país a entrar em uma negociação. A reunião será realizada nesta hoje.

O Irã mantém uma firme oposição a um diálogo com os Estados Unidos.

O presidente iraniano Hassan Rouhani declarou no domingo (23) que seu país está pedindo que a comunidade internacional reaja “de forma adequada” a qualquer ação de invasão do Irã que venha a ser tomada pelos Estados Unidos.

DA REDAÇÃO DO JORNAL A ILHA | COM INFORMAÇÕES TRIBUNA ONLINE

Comentários Facebook