Projeto de Jorginho Cabeção cria o Dia Municipal do Autista

33

Na sessão da última terça-feira (02), lembrando em plenário a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o presidente da Câmara Jorginho Cabeção anunciou o projeto 011/2019 que institui o Dia Municipal do Austista e a Semana Municipal de Conscientização do Austismo, que passarão a integrar o calendário oficial de eventos de São Mateus.

A semana de conscientização será comemorada todo ano no início do mês de abril, sendo escolhido 02 de abril para a celebração do Dia Municipal do Autista.

De acordo com Jorginho, a finalidade de sua proposição é difundir o conhecimento e banir o preconceito sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA (nome oficial do autismo).  Caberá às secretarias municipais de Saúde e Educação fomentar e organizar ações que visam às políticas de proteção aos direitos dos Autistas e a conscientização sobre o tema por meio de campanhas, seminários, palestras, debates, cartilhas, cartazes, entre outros. “Na maioria das vezes, a exclusão de pessoas autistas na sociedade está relacionada à falta de informação. Com este projeto de inclusão social, nós vamos inserir o nosso município em uma agenda anual positiva envolvendo escolas e sociedade”, explicou.

INSPIRAÇÃO

Uma das inspirações para o autor da proposição é a história do jovem médico autista brasileiro Enã Rezende que venceu todas as barreiras do preconceito e se formou na faculdade este ano. “Vinte anos depois de uma professora dizer que ele não teria condições de ser alfabetizado, Enã se formou em medicina aos 26 anos. É uma lição para todos nós”, ressalta Jorginho.

ATENDIMENTO

A rede municipal de ensino de São Mateus atende 81 alunos diagnosticados com transtorno do espectro do autismo, integrando turmas regulares desde a educação infantil ao ensino fundamental.

DA REDAÇÃO DO JORNAL A ILHA COM INFORMAÇÃO – COMUNICAÇÃO CMSM/ ALDEIR RODRIGUES

Comentários Facebook